A Yamaha anunciou a chegada do NMAX Turbo 2025, uma revolução na bem-sucedida série NMAX. Este modelo, apresentado na Indonésia, marca uma mudança significativa face ao anterior NMAX 155, com uma combinação impressionante de inovação tecnológica, design aprimorado e funcionalidades avançadas.
Um Novo Padrão de Transmissão com o Sistema YECVT
No coração do novo NMAX Turbo encontra-se o motor Blue Core VVA de 155cc, monocilíndrico e refrigerado a água. Este propulsor oferece uma potência de 15,3 CV às 8.000 rpm e um binário máximo de 14,2 Nm às 6.500 rpm, mas é no seu sistema de transmissão que está a grande novidade: o YECVT (Yamaha Electronic Continuously Variable Transmission).
Este sistema substitui a tradicional transmissão CVT, que dependia de polias mecânicas para ajustar a relação de transmissão, por um motor eletrónico que garante uma entrega de potência mais direta e linear. Além disso, o YECVT inclui dois modos de condução selecionáveis: T-mode (ideal para deslocações urbanas) e S-mode (para uma experiência desportiva).
Um destaque adicional é o Y-shift, um botão que permite bloquear a velocidade atual, proporcionando uma sensação semelhante à troca de marchas em transmissões manuais. Este recurso também adiciona travagem de motor durante a desaceleração, aumentando o controlo e a segurança.
Apesar do nome “Turbo”, o modelo não inclui um turbocompressor real, mas sim uma experiência de condução que simula a potência e a precisão que esse termo sugere.
Avanços Tecnológicos para o Condutor Moderno
O painel de instrumentos do NMAX Turbo foi completamente redesenhado. Apresenta um sistema de dois níveis de ecrãs LCD, com o painel superior a exibir informações básicas como velocidade, nível de combustível e quilometragem, e um grande ecrã TFT no nível inferior. Este último está equipado com a funcionalidade Y-connect, que permite ao condutor ligar o smartphone e aceder a aplicações diversas.
O sistema de navegação integrado também foi melhorado, abandonando o tradicional “turn-by-turn” para oferecer mapas completos através da tecnologia Garmin (dependendo da região).
Segurança e Conforto Melhorados
O NMAX Turbo mantém o sistema de controlo de tração (TCS), que evita derrapagens em superfícies desafiantes. Além disso, foi introduzida uma chave inteligente que permite ligar o motor sem necessidade de chave física, reforçando a conveniência para o utilizador.
Especificações Técnicas Principais
- Dimensões: 1.935 x 740 x 1.200 mm
- Distância entre eixos: 1.340 mm
- Altura do assento: 770 mm
- Peso: 135 kg
- Motor: Monocilíndrico de 155cc, 4 tempos, SOHC, VVA
- Potência máxima: 15,3 CV às 8.000 rpm
- Binário máximo: 14,2 Nm às 6.500 rpm
- Capacidade do depósito: 7,1 L
- Transmissão: Automática eletrónica YECVT
- Travões: Discos dianteiro e traseiro
- Pneus: Dianteiro 110/70-13, Traseiro 130/70-13
Um Passo em Direção ao Futuro
O Yamaha NMAX Turbo 2025 promete redefinir o segmento dos scooters de 155cc, combinando tecnologia de ponta, eficiência e conforto. Com funcionalidades como o sistema YECVT, conectividade avançada e melhorias na segurança, este modelo estabelece um novo padrão para condutores urbanos e entusiastas da condução desportiva.
Se procura inovação e desempenho, o NMAX Turbo pode muito bem ser a escolha perfeita para as suas próximas aventuras.
Source: Japan Webike