A Yamaha Motor Company surpreendeu o mercado ao anunciar a implementação de um novo tipo de aço reciclado nas embalagens dos seus motociclos. Esta iniciativa pioneira marca um passo significativo na estratégia da empresa japonesa rumo à neutralidade carbónica na sua cadeia de abastecimento global até 2050.
O novo material, denominado ‘aço de baixo carbono’, é produzido através de fornos elétricos que fundem sucata de ferro proveniente de diversas fontes, como edifícios demolidos, eletrodomésticos descartados e automóveis em fim de vida. Este processo inovador resulta numa redução substancial das emissões de CO2 comparativamente aos métodos tradicionais de produção de aço.
A Yamaha destaca-se como a primeira empresa nipónica a utilizar chapas de aço produzidas em fornos elétricos para as estruturas de embalagem de motociclos. A implementação está prevista para outubro de 2024, com planos de expansão gradual a outras áreas de produção.
Esta medida insere-se numa tendência crescente na indústria motociclística, onde os fabricantes procuram alternativas sustentáveis para além do desenvolvimento de veículos elétricos. A Suzuki, por exemplo, já utilizou fibra de carbono reciclada na carroçaria do seu GSX-R1000 experimental nas 8 Horas de Suzuka, alimentado por combustível 40% não fóssil.
A adoção deste aço reciclado pela Yamaha não só demonstra o compromisso da marca com a sustentabilidade, mas também estabelece um novo padrão na indústria, desafiando outros fabricantes a seguirem o exemplo na redução do impacto ambiental dos seus processos de produção e embalagem.