• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Quinta-feira, Dezembro 18, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Comércio

Voge – novo sistema de estabilidade para ajudar a manobrar e estacionar motos

by Redação
Dezembro 15, 2023
in Destaque Comércio
0
Voge – novo sistema de estabilidade para ajudar a manobrar e estacionar motos

Fonte:https://vogeportugal.pt

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A Voge está a desenvolver um novo sistema de estabilidade para ajudar a manobrar e estacionar motos.

Nos últimos anos, temos visto várias versões de motos com equilíbrio automático, desde os conceitos Riding Assist da Honda até aos projectos Motoroid e AMSAS da Yamaha, todos baseados em máquinas capazes de se orientarem a si próprias e de utilizarem conjuntos impressionantes de sensores de giroscópio e de inclinação para se manterem na vertical a baixa velocidade ou mesmo quando estão paradas. Até a Harley-Davidson trabalhou na sua própria versão da ideia. A empresa-mãe da Voge, a Loncin, apresentou um pedido de patente para um sistema que pretende resolver alguns dos mesmos problemas simplesmente com um par de rodas amovíveis que se assemelham muito às rodas de treino de uma bicicleta de criança.

RelatedPosts

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Passeio motociclista solidário assinala 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Covilhã

Capacetes ao Alto: Ermesinde acolhe dia especial para motociclistas a 31 de Maio

Fonte:https://www.cycleworld.com

O objetivo é fabricar motos que não caiam quando estão paradas ou em movimento a uma velocidade muito baixa, quer sejam empurradas ou quando estão a arrancar ou a parar. É muitas vezes o momento de maior nervosismo para um novo condutor de motos, e tanto os desenvolvimentos japoneses como as rodas extra extensíveis da Voge pretendem eliminar esse risco a baixa velocidade. Por isso, embora possa parecer ridículo, a ideia tem mérito. Existem mesmo soluções pós-venda semelhantes a esta já no mercado – o LegUp LandinGear, por exemplo – destinadas a ajudar os condutores que, talvez devido a uma deficiência, não conseguem suportar o peso das suas motos mas não querem deixar de conduzir.

A ideia de Loncin é um pouco mais complexa do que a simples instalação de rodas de treino eléctricas que se estendem ao braço oscilante, mas continua a ser um conjunto autónomo que pode ser instalado em praticamente qualquer moto com um braço oscilante de dupla face. As rodas extra podem ser estendidas com o toque de um botão ou automaticamente quando se pára, mas em vez de se esticarem simplesmente até um comprimento fixo, têm sensores em cada perna que são accionados quando a roda dessa perna toca no chão, permitindo que o sistema funcione numa superfície irregular ou numa estrada com curvas.

Fonte:https://www.cycleworld.com

No pedido de patente são ilustradas duas versões da ideia. A primeira tem as rodas montadas nos braços de suspensão, que giram na sua extremidade traseira e são accionadas por braços eléctricos fixos ao braço oscilante da moto à sua frente. A segunda variante utiliza um sistema de paralelogramo, com dois tirantes laterais ligados a um suporte com a roda na parte inferior.

A Voge já tem uma presença em rápido crescimento na Europa, com uma gama de motos de 125cc a 650cc. A Loncin já fabrica este motor em nome da BMW, pelo que o acordo é semelhante ao que permite à CFMOTO utilizar o bicilíndrico de 799cc da KTM na Ibex. A moto apresentada na nova patente é a Voge 525DSX, uma moto de aventura com motor bicilíndrico que foi lançada no início deste ano.

Fonte:https://www.cycleworld.com

Para além de ajudar a evitar as embaraçosas quedas a baixa velocidade, a ideia também tornaria desnecessário o tradicional descanso lateral ou o descanso central, actuando como uma espécie de descanso permanente e extensível que entra em ação sempre que a moto está estacionada e ajuda a compensar algum do peso adicional que traz.

Tags: 2023NoticiasVoge

Related

Triumph amplia a gama 400: Duas novas interpretações entre Flat Track e Cafe Racer

by Redação
Dezembro 17, 2025
0
Triumph amplia a gama 400: Duas novas interpretações entre Flat Track e Cafe Racer

A Triumph Motorcycles decidiu dar um passo firme na evolução da sua bem-sucedida gama 400 com a apresentação de dois novos modelos que reforçam a diversidade e o...

Read moreDetails

Royal Enfield Continental GT-R 750 e Himalayan 750 aproximam-se da produção

by Redação
Dezembro 16, 2025
0
Royal Enfield Continental GT-R 750 e Himalayan 750 aproximam-se da produção

A Royal Enfield começa a levantar o véu sobre a próxima etapa da sua gama de motores bicilíndricos, com dois modelos de 750 cc que apontam claramente para...

Read moreDetails

QJMotor SRK 1051 RR continua a encher os olhos e a derrubar preconceitos

by Redação
Dezembro 12, 2025
0
QJMotor SRK 1051 RR continua a encher os olhos e a derrubar preconceitos

A QJMotor volta a agitar o segmento das desportivas com a chegada da nova SRK 1051 RR 2026, uma proposta que não se limita a preencher mais um...

Read moreDetails

Phelon & Moore regressa seis décadas depois com a nova gama Capetown

by Redação
Dezembro 10, 2025
0
Phelon & Moore regressa seis décadas depois com a nova gama Capetown

O renascimento da histórica Phelon & Moore volta a dar que falar, agora com a apresentação da nova família Capetown, que assinala o regresso da marca ao universo...

Read moreDetails

Triumph Street Triple Moto2 Edition: Celebração pura do ADN de competição em estrada

by Redação
Dezembro 8, 2025
0
Triumph Street Triple Moto2 Edition: Celebração pura do ADN de competição em estrada

A Triumph Street Triple Moto2 Edition apresenta-se como a versão mais focada e mais próxima do universo de competição alguma vez oferecida pela marca britânica Triumph Motorcycles. Limitada...

Read moreDetails

Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

A Aprilia RS 457 GP Replica chega com uma proposta clara: aproximar o condutor da estética e ambiente das motos de MotoGP da Aprilia Racing. Decorada com as...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.