A Cagiva Mito 125 é uma moto que marcou a história das desportivas de baixa cilindrada. Apresentada em 1989, a Mito não era apenas uma moto de 125cc; era uma verdadeira máquina desportiva, inspirada em modelos de maior cilindrada e projetada para oferecer uma experiência de condução ágil e emocionante.
O design emblemático do modelo foi refinado em 1993 por Massimo Tamburini, o mesmo criador da icónica Ducati 916, reforçando o estatuto da Mito como uma das 125 mais desejadas da sua época.
Com um motor monocilíndrico de dois tempos, a Mito alcançava potências de até 34 cv, permitindo-lhe atingir uma velocidade máxima impressionante de 170 km/h. Estas características fizeram dela uma escolha popular entre jovens motociclistas europeus que procuravam um modelo de aspeto agressivo e desempenho desportivo, mas ainda acessível para a categoria de carta A1, destinada a motociclos de até 125cc.
A moto passou por várias evoluções, como a introdução da versão Evo em 1995, que trouxe atualizações como jantes de três e posteriormente seis raios, bem como uma caixa de 6 velocidades (substituindo a de 7 velocidades inicial). Outro marco foi a edição limitada SP525, lançada em 2005, que homenageava as motos de competição GP500 da Cagiva, destacando-se pelo visual inspirado nas corridas.
Além do desempenho, a Mito destacou-se pelo seu design aerodinâmico e carenagens que lembravam as superdesportivas de maior cilindrada, conquistando fãs por toda a Europa. Embora tenha sido importada em números limitados para países como o Brasil, a Mito permanece um ícone raro e cobiçado.
O legado da Cagiva Mito é uma celebração das desportivas compactas, oferecendo desempenho, estilo e uma ligação com o espírito das competições, fazendo dela um marco indelével na história das motos de baixa cilindrada.