• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Sym EP3 – modelo híbrido em desenvolvimento poderá chegar à Europa

by Redação
Maio 7, 2024
in Novidades - Actualidade
0
Sym EP3 – modelo híbrido em desenvolvimento poderá chegar à Europa

Fonte:https://www.moto.it

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Apesar de Taiwan ser um dos pólos tecnológicos mundiais, o fabricante taiwanês Sym, cujas scooters estão há muito tempo entre as mais populares no Ocidente, ainda não entrou verdadeiramente para o mundo dos eléctricos. No seu site global, é possível ver uma primeira gama de modelos a bateria, mas trata-se de modelos que ainda não são distribuídos na Europa. Mais uma razão, portanto, para que o protótipo que dá pelo nome de EP3 seja notícia. Não oferece, no entanto, uma alimentação totalmente eléctrica, mas híbrida, para contornar uma das maiores limitações das baterias, a autonomia.

A autonomia passa de 35 km para 300 km. Mas com gasolina…O motor elétrico do EP3 tem uma potência de 4 kW (5,5 cv) e está, portanto, em linha com os produtos já existentes no mercado. A bateria, no entanto, é de iões de alumínio, o que constitui uma particularidade. É claro que o alumínio é muito mais comum do que o raro lítio, o que torna as baterias teoricamente mais baratas. Além disso – outra boa notícia – são mais fáceis de reciclar. Os especialistas dizem que a durabilidade também pode ser maior, bem como o facto de terem materiais quimicamente mais estáveis com uma gama de temperaturas mais ampla. Outra vantagem é a velocidade de carregamento, com uma densidade de energia muito superior à do ião de lítio. No entanto, por outro lado, a densidade de energia é muito inferior, pouco mais de metade, e, simplificando, quanto menor for a densidade de energia, menor será a autonomia. Assim, este tipo de células não parece ser ideal para um veículo elétrico. A menos que se trate de um veículo híbrido…

RelatedPosts

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Passeio motociclista solidário assinala 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Covilhã

Capacetes ao Alto: Ermesinde acolhe dia especial para motociclistas a 31 de Maio

Daí a ideia deste conceito. As baterias permitem uma autonomia de apenas 35 km, o que é suficiente para uma deslocação urbana mas não para uma viagem mais longa, mas existe um motor de combustão tradicional a bordo que funciona como extensor de autonomia ou… um gerador, para o dizer de forma mais grosseira. Liga-se sozinho assim que a tensão da bateria desce de 75 para 60 volts e, ao queimar gasolina, gera eletricidade, aumentando a autonomia para 300 km.

Fonte:https://www.moto.it

Claro que seria mais simples, mas não teríamos pelo menos três das vantagens prometidas por esta EP3. A primeira é poder conduzir com energia eléctrica sem emissões onde ela é necessária, ou seja, no centro da cidade; a segunda é poder tirar partido das vantagens de aceleração e de conforto da tração eléctrica, mas, sobretudo, a terceira e mais importante vantagem é que o motor endotérmico em questão consome muito menos do que um motor a gasolina normal para a tração. Seria capaz de fazer o motor elétrico percorrer 90 km com um litro de gasolina. O depósito é de três litros, o que acrescenta mais 270 quilómetros de autonomia aos 35 km iniciais.

De momento, não sabemos se a Sym vai colocar esta EP3 em produção e, em caso afirmativo, quando, mas é certamente uma proposta alternativa que pode significar uma solução atractiva para aqueles que, por exemplo, vivem na cidade mas não têm acesso fácil a recargas. 

Tags: 2024EP3HibridaMotasMotosNoticiasSYM

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.