Os fabricantes chineses de motos sempre foram conhecidos por reproduzirem designs de outras marcas mais estabelecidas no mercado. Não importa onde estas marcas chinesas encontram as suas origens, é provável que a tecnologia que estão a utilizar seja fornecida por um fabricante diferente, ou diretamente inspirada numa moto diferente.
Por exemplo, a Stormbreaker da SWM. Sim, a SWM é uma marca italiana de motos, e está de facto sediada em Itália. No entanto, é propriedade de uma empresa chinesa chamada Shineray, uma marca que tem sido um interveniente dominante na indústria automóvel há já algum tempo. A Stormbreaker é, para todos os efeitos, uma réplica da Harley-Davidson Sportster Evolution, desde o seu design até ao motor que equipa a moto. A SWM afirma, no entanto, que a moto foi concebida em Itália, na sua sede, pelo que cabe a si acreditar na palavra deles.
É importante referir que a SWM Stormbreaker surge após a descontinuação da Harley-Davidson Sportster 1200, por isso, tecnicamente falando, se quisesse mesmo uma máquina 1200 Sportster totalmente nova que não fosse a Sportster S, poderia adquirir esta moto.
Por baixo da aparência, a SWM Stormbreaker está equipada com um motor bicilíndrico, arrefecido a ar e com injeção de combustível, com 61 cv de potência e 90 Nm de binário. De acordo com a SWM, o motor está em conformidade com as mais recentes normas Euro 5 e tem uma velocidade máxima de 165 km/h. Todo o conjunto é suportado por um quadro de aço tubular e a moto tem rodas de 16 polegadas. O peso é o mesmo que o da Harley-Davidson Sportster 1200, com 225 kg.
O seu design e as suas especificações técnicas, que reflectem as da icónica Harley Sportster 1200, irão certamente levantar algumas suspeitas.