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Home Novidades - Actualidade

Suzuki V-Strom 650: Da primeira geração à atualidade – Uma jornada de evolução

by Daniel Rhodes
Dezembro 30, 2024
in Novidades - Actualidade
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Suzuki V-Strom 650: Da primeira geração à atualidade – Uma jornada de evolução
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Lançada originalmente em 2004, a Suzuki V-Strom 650 rapidamente se estabeleceu como uma referência no segmento das motos adventure de média cilindrada. Ao longo de duas décadas, a V-Strom 650 passou por diversas atualizações tecnológicas, estéticas e mecânicas, mantendo-se fiel à proposta de ser uma moto versátil, robusta e fiável. Neste artigo, comparamos a primeira geração com a mais recente, lançada em 2024, destacando as principais mudanças e evoluções.

Design e ergonomia

A primeira geração da V-Strom 650 apresentava um design robusto, mas com linhas mais simples e um farol duplo vertical característico. Já a versão mais recente apresenta um visual mais agressivo e moderno, com faróis em LED e linhas aerodinâmicas mais bem definidas. A ergonomia também foi otimizada, com ajustes no banco e no guiador para maior conforto em viagens longas.

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Motorização

A primeira V-Strom 650 estava equipada com um motor V-twin de 645 cc, entregando cerca de 66 cv de potência e 60 Nm de binário. Na versão mais recente, o motor mantém a mesma cilindrada de 645 cc, com configuração 4 tempos, refrigeração líquida, DOHC, V-twin a 90°, com diâmetro x curso de 81,0 mm x 62,6 mm, taxa de compressão de 11,2:1 e sistema de injeção eletrónica SDTV. A potência e binário foram ajustados para oferecer uma entrega mais linear e eficiente.

Tecnologia e eletrónica

No início dos anos 2000, as motos adventure de média cilindrada contavam com poucos recursos electrónicos. A primeira V-Strom 650 tinha apenas ABS como opcional em algumas versões. Em contraste, a versão actual vem equipada com controlo de tração, modos de condução, sistema ABS otimizado, painel digital TFT e conectividade com smartphones.

Transmissão e embraiagem

A transmissão da versão mais recente continua com 6 velocidades de malha constante e embraiagem húmida, do tipo multi-disco. A transmissão final utiliza corrente do tipo RK525SMOZ8 com 118 elos.

Suspensão e travões

A suspensão sempre foi um ponto forte na V-Strom, mas melhorias significativas foram feitas ao longo dos anos. A versão mais recente possui suspensão dianteira telescópica com mola helicoidal e amortecimento por óleo, e traseira do tipo monoamortecedor com link, mola helicoidal e amortecimento por óleo. Os travões também evoluíram, com pinças Tokico de 2 pistões com discos duplos na dianteira com ABS e Nissin de um pistão com disco simples na traseira com ABS.

Dimensões e Peso

  • Comprimento Total: 2275 mm
  • Largura Total: 835 mm
  • Altura Total: 1405 mm
  • Distância entre Eixos: 1560 mm
  • Altura do Assento: 835 mm
  • Distância ao Solo: 170 mm
  • Peso em Ordem de Marcha: 213 kg
  • Capacidade do Depósito: 20,0 L

Consumo e sustentabilidade

Graças às normas de emissões mais rigorosas (Euro 5), a nova geração da V-Strom 650 é mais eficiente no consumo de combustível e emite menos poluentes. O sistema de injecção electrónica optimizado contribui para uma condução mais económica.

Conclusão

A Suzuki V-Strom 650 evoluiu significativamente desde a sua estreia em 2004 até à sua versão mais recente em 2024. A essência da moto, que combina desempenho, conforto e versatilidade, permaneceu intacta, mas os avanços tecnológicos, o refinamento estético e a melhoria no desempenho fizeram dela uma moto ainda mais completa. Para os fãs da V-Strom, cada geração trouxe melhorias que reforçaram o seu estatuto como uma das melhores opções do mercado adventure de média cilindrada.

Seja na primeira ou na última versão, uma coisa é certa: a V-Strom 650 continua a ser uma companheira de viagem fiável para aventuras dentro e fora do asfalto.

Source: Suzuki

Tags: Suzuki V-Strom 650

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