Foi hoje apresentada na edição 2023 da EICMA em Milão, Itália, a GSX-8R, mais um modelo a nascer com base na plataforma apresentada há um ano no mesmo evento.
Depois da apresentação em 2022 da V-Strom 800DE e da GSX-8S, às quais se juntou já este ano a versão standard da V-Stom 800, este é o mais recente modelo da marca a juntar-se a esta família, contribuindo para a diversificação da gama da marca.
Uma nova era de motos desportivas
A nova GSX-8R mostra-nos uma nova e excitante expressão do que se espera de uma moto desportiva, ou seja: paixão, desempenho e prazer de condução. Controlável, ágil e concebida para satisfazer em qualquer tipo de utilização, seja em cidade ou nas mais sinuosas estradas de montanha; no uso diário ou nos passeios de fim-de-semana.
Fazendo parte da família GSX-S, a GSX-8R apresenta, ainda assim, uma imagem desportiva que antecipa um elevado prazer de condução, evidenciado na combinação das suas linhas agressivas e superfícies planas, que lhe conferem um ar elegante, equilibrado e de perfeita proporção.
Equipa o mesmo motor bicilíndrico com 776cc e desfasamento de cambota de 270 graus, já conhecido dos anteriores modelos, que garante um exemplar desempenho desde as mais baixas rotações e que contribuí para o seu desempenho desportivo, sempre isento de vibrações devido ao patenteado “Suzuki Cross Balancer”.
A este junta-se um conjunto de características, como o seu quadro robusto, novos avanços de direção para uma posição de condução mais desportiva, suspensão dianteira invertida Hitachi Astemo (SHOWA) SFF-BP, pinças de travão de montagem radial, iluminação Full LED e painel TFT colorido de 5” e um avançado pacote tecnológico, razões pela qual a GSX-8R é uma moto desportiva destinada a mostrar o caminho para uma nova era de prazer de condução.
O modelo partilha ainda com os anteriores o pacote tecnológico SIRS (Suzuki Intelligent Ride System) assim como as seguintes características:
– Motor bi-cilindrico paralelo com 776cc, com desfazamento da cambota de 270º
– Entrega potência e binário desde baixa rotação;
– Som de operação semelhante a um motor em V;
– Novo e inovador sistema de contrabalanço para um funcionamento mais suave;
– Acelerador Ride-by wire
– Embraiagem assistida e deslizante Suzuki (SCAS);
– S.I.R.S (Suzuki Inteligent Ride System), composto por:
– SDMS com 3 modos de condução;
– Sistema de controlo de tração com 3 modos;
– Quick Shift bi-direccional;
– Suzuki Easy Start Sytem para um fácill arranque do motor;
– Sistema de apoio ao arranque em baixa rotação;
– Depósito de combustível de 14 litros
– Painel de instrumentos TFT a cores com 5”
– Iluminação LED
– Pneus Dunlop RoadSport 2
Dimensões (c x l x a) (mm) | 2155 x 770 x 1135 |
Altura ao solo (mm) | 145 |
Altura do banco (mm) | 810 |
Distância entre eixos (mm) | 1465 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 205 |
Motor | Bi-cilindrico, 4 tempos, DOCH, refrigerado a líquido |
Cilindrada (cc) | 776 |
Potência (kW / CV) | 61 / 83 @ 8500 rpm |
Binário (Nm) | 78 @ 6800 rpm |
Caixa | 6 velocidades com quick shifter |
Roda dianteira | Jante al. c/ pneu 120/70ZR17M/C (58W) Tubeless |
Roda traseira | Jante al. c/ pneu 180/55ZR17M/C (73W) Tubeless |
Depósito de combustível (l) | 14 |
Emissões CO2 (g/km) | 99 |
O modelo vai estar disponível no mercado Nacional durante o primeiro trimestre de 2024 em 3 cores distintas e com preço a anunciar. Para mais informações pode consultar o site oficial da Suzuki.