A Suzuki vai participar na 45ª edição das 8 Horas de Suzuka 2024, que terá lugar no famoso circuito japonês de 19 a 21 de julho. A GSX-R1000R escolhida para a competição será alimentada com 40% de combustível de base biológica, o que permitirá que a GSX-R1000R seja inscrita na categoria Experimental, onde é permitida a utilização de combustíveis diferentes do combustível oficial do EWC.
A Suzuki, na procura de um futuro mais sustentável, utilizou mais materiais renováveis para esta GSX-R1000R, as suas carenagens JHI são feitas de fibra de carbono reciclada, os pneus Bridgestone foram feitos de material reciclado, o óleo de motor MOTUL tem uma base biológica e o guarda-lamas é feito de uma fibra de origem natural.
O objetivo final desta equipa é testar estas novas tecnologias e materiais amigos do ambiente. Até à data, ainda não são conhecidos os nomes dos três pilotos que a levarão para a corrida.
Tsuyoshi Tanaka, Diretor-Geral Executivo do Sector dos Motociclos – “Creio que esta iniciativa tem um significado muito importante para a concretização da neutralidade de carbono, especialmente para as motos de média e grande cilindrada, para as quais o motor de combustão ainda é considerado necessário. Posso afirmar com convicção que as corridas de resistência, que exigem tanto desempenho como resistência, são o ambiente ideal para testar e desenvolver não só o combustível, mas também vários componentes sustentáveis, e é uma atividade que revitalizaria o futuro da indústria das motos. Não se trata de um projeto isolado, mas sim de um esforço contínuo para continuar a perseguir objectivos mais elevados nos próximos anos, pelo que peço a vossa total cooperação.