Nos motociclos, o condutor tem os espelhos retrovisores como único meio para ver o tráfego atrás de si, que não cobrem todos os ângulos possíveis. Mas, no futuro, uma câmara traseira pode ser uma preciosa ajuda.
De acordo com o site Cycle World, apesar das potenciais vantagens de remover os espelhos retrovisores, a ideia é que o sistema os complemente, permitindo ao condutor ver o que está no ponto cego deixando a imagem imediatamente clara num ecrã relativamente pequeno.
O sistema que a Suzuki está a desenvolver usa apenas uma câmara de ângulo amplo, montada na secção traseira. A patente mostra que a imagem no ecrã TFT é cortada para mostrar apenas a secção relevante – dependendo do que se está a fazer, podendo esse corte ser feito automaticamente ou manualmente através de botões localizados no guiador.
Deste modo, resolve-se o problema de os objetos estarem mais próximos do que aparenta, e também o excesso de informação no painel de instrumentos. Pode ser feito zoom à imagem no ecrã de forma faseada ou suavemente (dando uma compreensão mais clara ao condutor do que se passa atrás de si). Também seria possível o condutor definir o nível de zoom e a área de cada ponto cego consoante as suas preferências.
Com as câmaras de filmar e os ecrãs TFT a cores a serem tecnologias cada vez mais baratas – e implementadas cada vez mais nos carros – não é de estranhar que comecem a chegar aos motociclos. Já há alguns carros com sistemas similares aos que a Suzuki está a desenvolver para as duas rodas, e até já há algumas motos com câmaras de visão traseira como a Norton V4SV.