Quem é que não gosta de uma boa réplica de competição? Seja em estrada ou fora de estrada, os fabricantes de motos aproveitam o sucesso das suas iniciativas de competição para tornar as homenagens às suas máquinas de corrida acessíveis a todos nós, simples utilizadores. Isto é, sem dúvida, mais evidente na cena todo-o-terreno, onde as motos de terra são muitas vezes decoradas com pinturas chamativas e extravagantes que espelham as suas congéneres de corrida em todo o mundo.
A última novidade nesta longa gama de modelos é a Sherco, marca francesa de todo-o-terreno e enduro, e a sua 2024 300 SEF Hamish Macdonald Replica.
Se não conseguir adivinhar pelo nome, esta réplica de corrida foi concebida com a pintura do bicampeão do mundo de enduro Hamish MacDonald e será produzida em quantidades limitadas para se distinguir da 300 SEF Factory de série.
Mas os acessórios inspirados na corrida vão muito para além de uma decoração extravagante, uma vez que a moto vem com jantes reforçadas de enduro da Sherco Factory, com 21 polegadas à frente e 18 polegadas atrás e, para aumentar a rigidez, as jantes são fixadas através de cubos azuis cortados em massa e maquinados em CNC.
Os elementos azuis continuam com uma série de acessórios CNC, tais como esticadores de corrente, uma tampa da ignição, tampas do cilindro mestre, dispositivo de extração do eixo dianteiro e tampa do depósito de óleo. Naturalmente, a 300 SEF já é uma máquina capaz de sair da fábrica, e a réplica de Hamish MacDonald recebe todos os componentes padrão da máquina pronta para a competição.
Está equipada com um motor DOHC de quatro tempos e quatro válvulas, com uma cilindrada de 308,68 cc, que respira através de um sistema de escape Akrapovic completo. O hardware de suspensão também é de topo, com uma forquilha de cartucho fechado KYB à frente e um amortecedor KYB 50 atrás.
A classe 300 das motos de enduro é considerada por muitos como o meio-termo perfeito no que diz respeito à condução todo-o-terreno, uma vez que são bastante capazes, mas não demasiado exigentes para o fazer perder o controlo quando as coisas se complicam. Como alguém que anda em todo-o-terreno, sei perfeitamente que uma moto de terra de 300 cc é mais do que suficiente para nos divertirmos muito nos trilhos.
Entretanto, no lado da competição da equação, o sucesso de pilotos como Hamish MacDonald a bordo de máquinas da classe 300 é um testemunho da versatilidade da classe, e o facto de a Sherco estar a oferecer uma réplica da sua moto ao público irá certamente entusiasmar os entusiastas do enduro.