• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Comércio

Sete motos para competir – e talvez ganhar – Rally-Raids

by Redação
Janeiro 5, 2024
in Destaque Comércio, Novidades - Actualidade
0
Sete motos para competir – e talvez ganhar – Rally-Raids

Fonte:https://www.moto.it

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Não são apenas motos que nos fazem sonhar com os arenosos horizontes africanos, pelo contrário: talvez inspirem ainda mais por estarem próximas – umas mais, outras menos – das motos que correm e vencem os mais prestigiados e icónicos Rally-Raids, como o Dakar e o Africa Eco Race. Estamos a falar daquelas motos Maxienduro e Adventure que têm no seu ADN o temperamento dos ralis, mas que continuam a ser (salvo raras excepções com um carácter nitidamente de competição que vêem o seu alcance exclusivamente na utilização em ralis) excelentes motos de estrada que podem ser utilizadas no dia a dia, tanto na cidade como fora de estrada ou em longas viagens.

E talvez seja precisamente isso que está a decretar o seu sucesso: excelentes para usar na estrada, com prestações ao alcance de quase toda a gente, são adequadas para uso fora de estrada e, se quiser realmente tentar a sua sorte nas corridas, pode levá-las com apenas algumas modificações para uma pista fechada. É claro que o Dakar e o Africa Eco Race são competições diferentes, com regulamentos muito diferentes, e que as motos que podem ser utilizadas numa não podem ter lugar na outra, mas, de qualquer forma, todas as classificações perdem o seu significado quando uma das motos desta análise – que não pretende ser exaustiva e se inspira nas listas de inscritos do Dakar e do AER – está na nossa garagem, pronta para nos fazer sonhar ou pronta para participar no próximo rali.

RelatedPosts

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

VI Harley Mountain 2025: Encontro épico na Serra da Estrela

Aprilia Tuareg 660

Fonte:https://www.motorcyclenews.com

Para vos falar brevemente sobre ela, a Tuareg 660 de 2021 é “uma referência em termos de condução e eficiência global no panorama dos dois cilindros”. Isto é suficiente para perceber que o fabricante de Noale acertou logo no alvo com a sua Adventure, excelente em estrada e excelente fora dela. O seu bicilíndrico produz 80 cv de potência e a moto pesa 204 kg em ordem de marcha (187 kg a seco) e o assento está a 860 mm do solo.

Fantic Motor XEF 450 Rally

Fonte:https://www.advpulse.com

Um destino puramente de competição para a moto que a Fantic apresentou em 2022 depois de a ter levado ao Dakar com Franco Picco: a XEF Rally 450 (e a sua irmã ultra-especialista produzida numa série limitada, a Factory) está equipada com o motor de 450 cc já utilizado na XEF Enduro, com uma caixa de cinco velocidades, enquanto o quadro se baseia numa estrutura de liga de alumínio de dupla trave. O assento está a uma distância ao solo de 955 mm e o peso em ordem de marcha, mas com o depósito de gasolina vazio, é inferior a 140 kg. É de salientar que a autonomia é de um verdadeiro modelo rali, graças aos 30 litros de combustível distribuídos pelos depósitos central e dianteiro-lateral.

Harley-Davidson Pan America 1250

Fonte:https://www.harley-davidson.com

O que é que uma Harley-Davidson está a fazer nesta análise, dirão alguns de vós? Bem, queríamos celebrar à nossa maneira a corajosa estreia da American Adventure na Africa Eco Race, liderada por Juan Pedrero. A Pan America 1250 é a primeira maxi enduro construída pela Harley-Davidson e é o resultado de um design totalmente novo. Disponível em duas versões, standard e Special (entre as primeiras motos com altura de assento variável), está equipada com o refinado Revolution Max V2 de 1.252 cc, arrefecido a líquido, com uma potência de 150 cv às 9.000 rpm e um binário máximo de 126.5 Nm.

Honda CRF 450 RX Rally 2024

Fonte:https://moto-station.com/

Vamos deixar claro desde já que também aqui nos deparamos com uma moto de competição que também é construída pela RS Moto de Bergamo e desenhada por Rodolfo Frascoli, mas com base na Honda CRF 450 RX reformulada na configuração da suspensão, na relação de transmissão final (mais longa para ultrapassar 160 km / h) e no escape Arrow que passa numa posição baixa para deixar espaço para o depósito que contribui para uma capacidade total de 29 litros, enquanto o motor é o Unicam de eixo único com mapas e controlo de tração, com a entrega a cargo da RS Moto, bem como a lubrificação que agora alberga mais 50% de óleo graças ao depósito adicional e ao radiador dedicado, por um preço de 25. 990 €.

KTM 450 Rally

Fonte:https://www.visordown.com

Simplesmente a moto que pode realmente levá-lo para a frente do Dakar: não um modelo retirado de uma versão de estrada, mas uma verdadeira moto de corrida especificamente concebida e construída pelo departamento de I&D da KTM, a KTM 450 Rally Replica está equipada com suspensão WP XACT PRO COMPONENTS, enquanto o motor é uma unidade monocilíndrica de eixo único de 450 cc com sistema de combustível Keihin e transmissão Pankl de 6 velocidades. O quadro é feito de aço cromado-molibdénio. Preço – não oficial para a versão 2024 – superior a 30.000 euros e uma série limitada de 80 unidades para a moto que praticamente venceu o Dakar 20 vezes nos últimos 22 anos. Aliás, na lista de preços da GASGAS encontrará a sua homóloga (como sabe a GASGAS, a KTM e a Husqvarna fazem parte do mesmo Grupo) com a marca espanhola. Se, por outro lado, quiser algo mais de estrada, mas ainda assim muito … Pronta para a competição, existe a KTM 890 Adventure R Rally: com apenas 700 unidades, mas homologada e muito refinada no seu equipamento.

KOVE 450 Rally

Fonte:https://www.roadbookmag.it

Tem um preço de catálogo que começa nos 8.990 € mas compete com motos que custam mais do triplo: a Kove 450 Rally é uma moto homologada, mas capaz de dar grande satisfação fora de estrada. O motor é um Zonsen derivado da mesma unidade que move a Fantic Caballero 500: graças à nova distribuição de duplo veio, atinge 51 cv às 9.000 rpm na versão Euro 5. Pesa 145 kg a seco, tem suspensões totalmente reguláveis com mais de 300 mm de curso e o assento a 960 mm do solo (mas está disponível uma versão Low com assento a 91 cm e curso da suspensão reduzido para 250 mm).

Yamaha Ténéré 700

Fonte:YamahaMotor.pt

Uma das aventuras mais populares entre os entusiastas do todo-o-terreno, que viu recentemente a sua família enriquecida com a versão Extreme, equipada com uma forquilha e amortecedor com mais curso, um assento dedicado, um guarda-lamas alto e outras modificações que a tornam numa das versões mais off-road, uma configuração que acompanha a Ténéré 700 World Rally e a nova Explore, cujas especificações falam de maior acessibilidade e aptidão para viagens. Ou, ainda, a Yamaha Ténéré 700 GYTR que, graças a acessórios como o escape Akrapovič em titânio, o kit de filtro de ar e a caixa de ar GYTR, a ECU específica, o assento e os poisa-pés específicos, bem como as rodas e a suspensão ad hoc, permite ter uma verdadeira moto de competição para se juntar a Botturi e Tarrés no Africa Eco Race. Seja qual for a versão escolhida, a substância continua a ser a do bem fundamentado bicilindrico CP2 que caracteriza todas as versões da Ténéré e expressa 68 Nm às 6.500 rpm e 73,4 cv às 9.000 rpm.

Tags: 2023ApriliaHarley-DavidsonHondaKoveKTMMotasMotosNoticiasYamaha

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Desempenho, conforto para viagem e aventura, com 106 litros de bagagem: Eis a nova Tiger Sport 800 Tour

by Redação
Dezembro 3, 2025
0
Desempenho, conforto para viagem e aventura, com 106 litros de bagagem: Eis a nova Tiger Sport 800 Tour

A Triumph acrescentou ao seu catálogo um novo modelo pensado para quem procura desempenho desportivo e capacidade de viagem sem compromissos: a Tiger Sport 800 Tour. Concebida a...

Read moreDetails

Fabricantes chineses ao “ataque” e com “promessa”: metade do mercado mundial será seu dentro de cinco anos

by Redação
Dezembro 3, 2025
0
Fabricantes chineses ao “ataque” e com “promessa”: metade do mercado mundial será seu dentro de cinco anos

Na EICMA 2025, Zhang Xue voltou a provar que não é homem de eufemismos. O fundador da ZXMoto, e anteriormente da KOVE, aproveitou o certame para lançar um...

Read moreDetails

Yamaha Ténéré 700 Pura 01: A visão extrema de Ramón Forcada para transformar a T7 numa máquina de rali pura

by Redação
Novembro 30, 2025
0
Yamaha Ténéré 700 Pura 01: A visão extrema de Ramón Forcada para transformar a T7 numa máquina de rali pura

A Yamaha Málaga Center uniu-se ao histórico engenheiro de MotoGP Ramón Forcada para criar a Pura 01, uma interpretação radical da Yamaha Ténéré 700 que aproxima esta trail...

Read moreDetails

CFMoto V4 SR-RR: A superdesportiva chinesa super avançada que ultrapassa os 210cv e estreia aerodinâmica ativa

by Redação
Novembro 29, 2025
0
CFMoto V4 SR-RR: A superdesportiva chinesa super avançada que ultrapassa os 210cv e estreia aerodinâmica ativa

A CFMoto acaba de mostrar ao mundo um dos protótipos mais ambiciosos alguma vez saídos da China: a V4 SR-RR, uma superdesportiva de alta performance que entra diretamente...

Read moreDetails

Honda sempre na vanguarda: Como a engenharia de base biológica e a reciclagem estão a transformar a mobilidade

by Redação
Novembro 28, 2025
0
Honda sempre na vanguarda: Como a engenharia de base biológica e a reciclagem estão a transformar a mobilidade

A Honda tem vindo a alargar de forma consistente a forma como encara os materiais usados nas suas motos, apostando numa combinação de engenharia de base biológica e...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.