A KTM patenteou uma nova solução de bloqueio de transmissão manual para assistência de estacionamento. Apesar de ter sido submetida em 2022, a data de patente remonta a 6 de agosto deste ano.
A invenção, cujos documentos a Motociclismo teve a oportunidade de consultar, consistem num sistema de bloqueio da caixa de velocidades controlado por via eletrónica. Um elemento de ativação está ligado com o retentor, mantendo-o na posição livre ao interagir diretamente com o cilindro da caixa de velocidades.
No essencial, o travão de estacionamento é integrado no mecanismo da caixa de velocidades, dispensando a necessidade de instalar um travão de estacionamento separado do sistema de travagem.
Na patente, a KTM defende que ‘ao integrar o travão de estacionamento no mecanismo de troca da caixa de velocidades, pode garantir-se que não é possível esquecer de desativar o travão de estacionamento quando o veículo arranca’.
Por outro lado, caso seja conjugada com a eletrónica necessária, esta transmissão automática permite o condutor controlá-la ao carregar num botão, eliminando por completo a manete de embraiagem. No entanto, o controlo de pé pode manter-se, de modo que seja possível sobrepor-se à transmissão automática.
Os desenhos da patente indicam que a caixa de velocidades pertence à LC8, utilizado com motores V2. Por isso, este conceito poderá ser empregue em motos como a esperada 1390 Super Duke GT ou a 1390 Super Adventure.