A base técnica é a da emblemática Super Meteor 650, mas graças a algumas pequenas, mas importantes modificações, a Shotgun 650 parece ter, no papel, um carácter completamente diferente.
A Royal Enfield é sinónimo de personalização, cada modelo da gama conta uma história, e com a nova Shotgun 650 o foco foi a personalização. Foi a partir deste eco-sistema que nasceu a ideia de experimentar e construir um protótipo – que mais tarde se tornaria realidade – de uma Royal Enfield totalmente personalizável.
A Shotgun 650 nasceu sob a forma do conceito SG650, revelado na EICMA 2021, e foi a curiosa resposta ao conceito que levou a Royal Enfield a explorar a produção de uma moto de inspiração personalizada, mas multifacetada.
Como já foi referido, a base técnica é a já comprovada da principal moto cruiser da Royal Enfield. A nova Shotgun 650 está equipada com um motor de dois cilindros arrefecido a ar e a óleo que produz 47 cv de potência às 7.250 rpm e 52,3 Nm de binário às 5.650 rpm, perfeitamente em linha com os requisitos da licença A2. A caixa é de seis velocidades.
A base da nova Royal Enfield Shotgun 650 é um quadro tubular em aço, a distância entre eixos é de 1.465 milímetros e a altura do assento em relação ao solo é de 795 milímetros, acessível a todas as alturas.
A Shotgun 650 está equipada com uma moderna forquilha invertida Showa (Separate Function Big Piston) com 120 milímetros de curso, enquanto na traseira existe um amortecedor duplo, também Showa, com 90 milímetros de curso. O depósito de combustível tem uma capacidade de 13,8 litros e – graças ao baixo consumo de combustível – oferece uma autonomia respeitável.
O peso indicado na ficha técnica é de 240 kg com 90 % de combustível e vários fluidos do motor. O peso em ordem de marcha inclui também o suporte do banco do passageiro e a estrutura de apoio dedicada (ambos amovíveis).