A Republic of Bikers, uma loja de modificações de motos sediada em Kochi, revelou a sua mais recente construção e trata-se de uma Royal Enfield Himalayan 450 modificada para se tornar numa deslumbrante flat tracker. A moto é também a primeira Himalayan 450 a estrear-se numa corrida em Kakkor.
Para esta construção, a Himalayan 450 foi significativamente simplificada para reduzir o peso. Na frente, o farol, os indicadores e a consola de instrumentos foram removidos. As grelhas do depósito e as protecções contra colisões também foram removidas. O banco utilizado é um banco de corrida personalizado da Vendetta – The Project, um estúdio de design automóvel especializado na construção de bancos personalizados para motos. Por fim, a secção traseira também foi encurtada e a estrutura que aloja a luz traseira e os indicadores foi removida.
Além disso, a adição de uma ECU RaceDynamics FuelX Pro+ melhorou significativamente a aceleração da moto, tornando-a mais adequada para corridas. Outras modificações incluem os pneus Reise TorqR para uma melhor aderência na pista de terra.
A Himalayan 450 é a única oferta ADV da Royal Enfield, vem com um motor monocilíndrico de 452cc refrigerado a líquido, denominado Sherpa. O motor é o primeiro motor refrigerado a líquido da Royal Enfield e debita 40 cv e 40Nm.