Mencionámos recentemente os planos da Great Wall Motor para lançar a sua própria empresa de motos e uma enorme tourer com motor de oito cilindros, mas não deixa de ser uma surpresa ver que a moto já foi lançada. Além disso, foi lançada com o apoio de uma grande empresa automóvel global, pelo que existe a possibilidade de ser uma verdadeira candidata.
A Great Wall apresentou oficialmente a sua marca de motos Souo e os seus primeiros modelos, as motos de turismo S2000 GL e ST, concorrentes da Gold Wing, na Exposição Internacional de Motos Motor China Beijing. Embora os pormenores técnicos tenham sido escassos durante o lançamento, a empresa promete revelar todos os detalhes dentro de alguns meses, altura em que se espera que a produção comece.
A Great Wall Motor, ou GWM, pode não ser uma marca familiar para nós, mas é o 19º maior fabricante de automóveis do mundo em termos de capitalização de mercado, com um valor de 28 mil milhões de dólares, o que a coloca no mesmo patamar da Kia e bem à frente de empresas como a Subaru ou a Nissan. Já tem várias marcas de automóveis, incluindo Ora, Haval, Wey, Tank e Great Wall, que são comercializadas internacionalmente, e a Souo marca o seu primeiro passo no motociclismo.
E não se trata de um passo hesitante. A lógica da empresa é que quer sentar-se no topo da tabela, o que significa competir com líderes de mercado como a Honda. Então, porque não apontar ao modelo principal da Honda, a Gold Wing? É precisamente isso que os modelos S2000 GL e ST fazem; a GL é direcionado para a Gold Wing Tour, completo com top case e encosto do passageiro, enquanto a ST apenas tem malas laterais, como a versão base da Gold Wing.
As especificações conhecidas das motos são, em todos os casos, um passo à frente em comparação com a Honda. Enquanto a Gold Wing tem um motor de 1.833cc, a Souo tem um de 2.000cc. A Honda utiliza uma transmissão semi-automática de sete velocidades com dupla embraiagem. A Souo tem uma DCT de oito velocidades. A Gold Wing tem árvores de cames simples à cabeça, enquanto a Souo utiliza uma disposição DOHC e, mais importante, a Honda tem “apenas” seis cilindros e a rival chinesa utiliza oito.
O layout atual da moto é muito parecido com o de uma Gold Wing. O quadro de alumínio fundido é como o design da Wing, e na frente a Souo usa uma forquilha de viga estilo Hossack, suspensa em braços duplos com um único amortecedor. Esta é a mesma solução que já foi adoptada por ambas as suas principais rivais de seis cilindros, a Gold Wing e a gama K 1600 da BMW. Cópia? Talvez, mas seria classificado como tal se a Souo tivesse utilizado forquilhas telescópicas convencionais como quase todas as outras motos no mercado? O facto é que, para motos grandes e pesadas, há uma razão lógica de engenharia para usar a frente ao estilo Hossack. Permite uma mola relativamente macia para conforto sem induzir demasiado amortecimento dos travões. Ainda não se sabe se a suspensão é semi-ativa, mas tendo em conta o resto do equipamento da moto, parece provável.