David Alonso confirmou a sua competitividade no GP de França de Moto3, conquistando a pole position em Le Mans. A qualificação desta tarde foi renhida, com escassos milésimos de segundo a separarem os dois primeiros.
Na Q1, Jacob Roulstone (Red Bull GasGas Tech3) liderou o quarteto de apurados para a segunda fase da qualificação. O rookie australiano fez o melhor tempo na sua penúltima volta. Luca Lunetta (SIC58 Squadra Corse/Honda) foi segundo a 0,204s depois de uma melhoria perto do fim.
Em terceiro apurou-se Scott Ogden (MLav Racing/Honda), sendo Tatsuki Suzuki (Liqui Moly Husqvarna Intact GP). O japonês garantiu a última vaga na Q2 com apenas 0,052s de avanço para Matteo Bertelle (Kopron Rivacold Snipers Team/Honda).
Os 18 pilotos mais velozes discutiram depois a pole position. José Antonio Rueda (Red Bull KTM Ajo) foi o líder depois das primeiras voltas lançadas, antes de ser superado por Alonso (CFMoto Gaviota Aspar).
Também Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) liderou, assim como Rueda que voltou ao comando só para ser ultrapassado por Daniel Holgado (Red Bull GasGas Tech3) no último minuto.
No entanto, foi Alonso a imperar, com uma impressionante volta em 1m40,114s no fim da qualificação. O colombiano alcançou mais uma pole position, batendo Holgado por 0,011s. Rueda foi terceiro já a 0,312s do topo.