Em novembro, a CFMOTO deu uma forte pista sobre os seus próximos modelos ao mostrar uma série de protótipos de motos na feira EICMA em Milão. Uma delas foi a moto de aventura MT-X e, apenas alguns meses depois, tivemos o nosso primeiro contacto com a versão de produção devido ao registo oficial do design da futura moto.
Apesar de a CFMOTO não ter revelado muitos detalhes sobre a MT-X na altura, esta baseava-se claramente no motor LC8c bicilíndrico concebido pela KTM e utilizado nos actuais modelos Ibex da CFMOTO. A CFMOTO e a KTM são, evidentemente, parceiras numa parceria chinesa, e a CFMOTO há muito que tem a tarefa de fabricar motores para utilização nas motos da KTM, pelo que não se trata de um caso em que a China está a roubar uma marca ocidental, mas sim de uma cooperação entre as duas empresas. Atualmente, a CFMOTO utiliza a versão de 799 cc do LC8c, dos modelos de entrada 790 Duke e 790 Adventure, em vez das versões de 889 cc (“890″) ou das novas versões de 947 cc (“990″) utilizadas nos modelos KTM de gama alta.
No entanto, enquanto a 800MT está orientada para a utilização na estrada e para o turismo, deixando uma distância bastante clara entre esta e a KTM 790 Adventure, mais apta para o todo-o-terreno, o conceito MT-X preenche essa lacuna e a versão de produção apresentada nestas ilustrações parece ser uma concorrente direta.
As semelhanças com a KTM são mais acentuadas do que o motor. O quadro de aço tubular é quase idêntico ao utilizado na 790 Adventure, e a 800 MT-X de produção (o título provável para este modelo quando chegar às salas de exposição) até utiliza a mesma disposição do depósito de combustível duplo de baixa inclinação que a KTM utiliza. Claramente visíveis nestas imagens CAD, os depósitos não são idênticos aos da KTM, mas estão na mesma posição e oferecem as mesmas vantagens. Estas incluem um centro de gravidade mais baixo, tornando a moto mais fácil de manusear quando os depósitos estão cheios, bem como permitindo um assento mais comprido e plano, ao estilo motocross, e evitando a posição de condução com as pernas abertas que um depósito largo e montado num ponto alto poderia forçar.
A partir destes designs, torna-se claro que a versão “conceptual” da MT-X na EICMA era, na realidade, a moto de produção. As principais diferenças são o silenciador do escape – a versão conceptual tinha um sistema Akrapovič em vez deste, com uma extremidade maior – e ligeiras alterações na carenagem. O conceito tinha carenagens sobre os discos de travão, por exemplo, que desapareceram na versão de produção, enquanto a moto de produção também ganha um assento mais esculpido e algumas barras de apoio para o passageiro que não estavam presentes na versão de apresentação. Para fins práticos e de conformidade legal, existe também um novo guarda-lamas dianteiro de encaixe perfeito por baixo da versão de motocross mais alta.
Nunca houve qualquer dúvida de que o MT-X daria origem a um modelo de produção – mesmo quando foi revelado em novembro, a CFMOTO afirmou que estaria “disponível muito em breve” – mas agora que o design da versão de produção foi registado, parece que poderá estar pronto para ser lançado em breve.