• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sábado, Dezembro 6, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Porsche desenvolve motor a «seis tempos»: Terá este um futuro viável?

by Daniel Rhodes
Outubro 4, 2024
in Novidades - Actualidade
0
Porsche desenvolve motor a «seis tempos»: Terá este um futuro viável?

Source: Visordown

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Uma recente patente da Porsche revela que a prestigiada marca alemã está a trabalhar num novo e inovador motor baseado num princípio de seis tempos, desafiando as convenções da indústria automóvel.

Raramente surgem novos tipos de motores de combustão interna (MCI) no mercado. Excetuando algumas curiosidades como o motor Liquid Piston ou o excêntrico motor “mono-tempo” E-Rex, os entusiastas do automobilismo geralmente contentam-se com os tradicionais motores de dois ou quatro tempos.

RelatedPosts

Porsche & Ducati Experience: Regressa o evento para os amantes da excelência nas duas e quatro rodas

Ducati e Porsche Itália juntas para uma experiência inesquecível

No entanto, a Porsche parece determinada em explorar novos conceitos. Documentos de patente recentemente divulgados mostram que a empresa está a desenvolver um MCI a gasolina com um ciclo de combustão de seis tempos, em colaboração com a Universidade Técnica de Cluj-Napoca.

Num motor convencional de quatro tempos, o pistão percorre o cilindro quatro vezes, ocorrendo apenas um evento de ignição (ou tempo de potência) durante esse ciclo. O novo conceito da Porsche adiciona um evento extra de compressão e combustão ao ciclo de quatro tempos, entrando assim em território inexplorado.

A inovação reside na cambota, que, em vez de girar em torno de um ponto fixo, orbita uma engrenagem anelar dentro do cárter do motor, rodando simultaneamente sobre o seu próprio eixo. Esta ação rotacional em torno da engrenagem anelar proporciona o impulso de potência adicional, resultando em dois pontos mortos superiores e dois pontos mortos inferiores num único ciclo de combustão.

Entre os potenciais benefícios deste sistema, destacam-se uma combustão mais completa, melhorando as emissões e a relação potência-cilindrada. Isto poderia permitir à Porsche utilizar motores mais pequenos e eficientes, mantendo os níveis de desempenho de unidades de maior cilindrada.

Contudo, este conceito apresenta também desafios significativos. A complexidade mecânica levanta questões sobre os custos de produção e manutenção, bem como sobre a capacidade das oficinas tradicionais para reparar um motor tão sofisticado.

É importante salientar que, por enquanto, trata-se apenas de uma patente. Muitas inovações nunca chegam à fase de produção. Resta saber se este motor de seis tempos alguma vez chegará às estradas e se teremos a oportunidade de ouvir o seu som único.

A indústria automóvel observa com interesse este desenvolvimento da Porsche, questionando-se se o mundo está preparado para adotar uma tecnologia tão revolucionária num momento em que a eletrificação domina as tendências do sector.

Source: Visordown

Tags: Porsche

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.