• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Dezembro 21, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

Pode o desenvolvimento de motor V4 da Yamaha significar uma revolução no coração da R1 e MT-10?

by Daniel Rhodes
Setembro 15, 2024
in Noticias de Motos
0
Pode o desenvolvimento de motor V4 da Yamaha significar uma revolução no coração da R1 e MT-10?

© 2024 Yamaha Motor Europe N.V.

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Rumores recentes sugerem que a Yamaha poderá estar a preparar uma mudança significativa na sua estratégia de motores, tanto para o campeonato de MotoGP como para os seus modelos de produção.

O icónico motor crossplane de quatro cilindros em linha, conhecido pelo seu som distintivo e desempenho único, poderá estar de saída. Este motor, que equipa modelos emblemáticos como o MT-10 e o R1, tem sido uma marca registada da Yamaha há várias temporadas no MotoGP.

RelatedPosts

António Maio selou a vitória no Raid Ferraria

Patentes revelam moto Yamaha E-turbo CP3

Nova Yamaha Tricity 125, sob três rodas em qualquer cidade

Contudo, a atual temporada tem-se revelado desafiante para a equipa nipónica. Fabio Quartararo, o principal piloto da Yamaha, está longe das melhores posições, é 14.º no campeonato de pilotos, enquanto o seu companheiro de equipa, Álex Rins, encontra-se em 20.º lugar entre os 27 participantes que até ao momento pilotaram este ano. Este desempenho aquém das expectativas contrasta com o sucesso das equipas que utilizam motores V4, como a Ducati, KTM/GASGAS e Aprilia.

Fontes próximas da indústria sugerem que a Yamaha poderá estar a desenvolver o seu próprio motor V4 para o MotoGP. A contratação de Luca Marmorini, engenheiro responsável pela fiabilidade do V4 da Aprilia, há dois anos, reforça esta teoria.

O timing desta possível mudança é intrigante, considerando que o MotoGP planeia introduzir novas regras em 2027, incluindo uma redução da cilindrada para 850cc. Isto levanta questões sobre a estratégia a longo prazo da Yamaha.

Especula-se que este novo motor V4 possa não se limitar apenas à competição. Com a descontinuação do R1 em alguns mercados e a sua transformação em modelo exclusivo para pista noutros, a Yamaha poderá estar a preparar um substituto que cumpra as rigorosas normas de emissões Euro 5+.

Esta estratégia permitiria à Yamaha não só melhorar o seu desempenho no MotoGP, mas também revitalizar a sua gama de motos desportivas de alta cilindrada para uso rodoviário, como o R1 e o MT-10.

Por enquanto, a Yamaha mantém-se em silêncio sobre estes rumores. O futuro dirá se o lendário som do motor crossplane dará lugar a uma nova era V4 para a marca japonesa.

Tags: Yamaha

Related

Benda P51 hybrid boxer: O surpreendente motor híbrido de 250cc que desafia a lógica

by Redação
Dezembro 21, 2025
0
Benda P51 hybrid boxer: O surpreendente motor híbrido de 250cc que desafia a lógica

A Benda aproveitou o palco da EICMA, o maior salão de motos do mundo, para mostrar muito mais do que a Dark Flag 950 com motor V4. Entre...

Read moreDetails

Kawasaki e os híbridos: Novas patentes apontam para uma evolução mais eficiente

by Redação
Dezembro 20, 2025
0
Kawasaki e os híbridos: Novas patentes apontam para uma evolução mais eficiente

A Kawasaki continua a apostar seriamente na tecnologia híbrida e uma nova patente revela que a marca japonesa está a repensar a arquitetura destas motos para resolver um...

Read moreDetails

Shark SKWAL CUP Speed-Fancy: Espírito de competição para a estrada

by Redação
Dezembro 20, 2025
0
Shark SKWAL CUP Speed-Fancy: Espírito de competição para a estrada

O Shark SKWAL CUP Speed-Fancy nasce inspirado nos formatos de corrida “Cup” e foi pensado para condutores que encaram cada saída como um exercício de precisão e controlo....

Read moreDetails

Vídeo: Vá além fronteiras com a KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO 2026

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Vídeo: Vá além fronteiras com a KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO 2026

A KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO 2026 marca um novo patamar no segmento das motos de aventura, ao combinar desempenho de alto nível com uma abordagem tecnológica...

Read moreDetails

FB Mondial Piega 452: estilo italiano e desempenho A2 agora em promoção

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
FB Mondial Piega 452: estilo italiano e desempenho A2 agora em promoção

A FB Mondial Piega 452 afirma-se como um dos modelos mais marcantes da marca italiana nos últimos tempos, combinando design retro, tecnologia atual e um posicionamento claramente desportivo....

Read moreDetails

A aventureira definitiva? A Yamaha Ténéré 700 World Raid 2026 chega mais preparada do que nunca

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
A aventureira definitiva? A Yamaha Ténéré 700 World Raid 2026 chega mais preparada do que nunca

A Yamaha Ténéré 700 World Raid 2026 reforça a sua vocação de grande viajante e afirma-se como uma das propostas mais completas no universo trail de média cilindrada....

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.