• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

Pode o desenvolvimento de motor V4 da Yamaha significar uma revolução no coração da R1 e MT-10?

by Daniel Rhodes
Setembro 15, 2024
in Noticias de Motos
0
Pode o desenvolvimento de motor V4 da Yamaha significar uma revolução no coração da R1 e MT-10?

© 2024 Yamaha Motor Europe N.V.

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Rumores recentes sugerem que a Yamaha poderá estar a preparar uma mudança significativa na sua estratégia de motores, tanto para o campeonato de MotoGP como para os seus modelos de produção.

O icónico motor crossplane de quatro cilindros em linha, conhecido pelo seu som distintivo e desempenho único, poderá estar de saída. Este motor, que equipa modelos emblemáticos como o MT-10 e o R1, tem sido uma marca registada da Yamaha há várias temporadas no MotoGP.

RelatedPosts

António Maio selou a vitória no Raid Ferraria

Patentes revelam moto Yamaha E-turbo CP3

Nova Yamaha Tricity 125, sob três rodas em qualquer cidade

Contudo, a atual temporada tem-se revelado desafiante para a equipa nipónica. Fabio Quartararo, o principal piloto da Yamaha, está longe das melhores posições, é 14.º no campeonato de pilotos, enquanto o seu companheiro de equipa, Álex Rins, encontra-se em 20.º lugar entre os 27 participantes que até ao momento pilotaram este ano. Este desempenho aquém das expectativas contrasta com o sucesso das equipas que utilizam motores V4, como a Ducati, KTM/GASGAS e Aprilia.

Fontes próximas da indústria sugerem que a Yamaha poderá estar a desenvolver o seu próprio motor V4 para o MotoGP. A contratação de Luca Marmorini, engenheiro responsável pela fiabilidade do V4 da Aprilia, há dois anos, reforça esta teoria.

O timing desta possível mudança é intrigante, considerando que o MotoGP planeia introduzir novas regras em 2027, incluindo uma redução da cilindrada para 850cc. Isto levanta questões sobre a estratégia a longo prazo da Yamaha.

Especula-se que este novo motor V4 possa não se limitar apenas à competição. Com a descontinuação do R1 em alguns mercados e a sua transformação em modelo exclusivo para pista noutros, a Yamaha poderá estar a preparar um substituto que cumpra as rigorosas normas de emissões Euro 5+.

Esta estratégia permitiria à Yamaha não só melhorar o seu desempenho no MotoGP, mas também revitalizar a sua gama de motos desportivas de alta cilindrada para uso rodoviário, como o R1 e o MT-10.

Por enquanto, a Yamaha mantém-se em silêncio sobre estes rumores. O futuro dirá se o lendário som do motor crossplane dará lugar a uma nova era V4 para a marca japonesa.

Tags: Yamaha

Related

Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

A Aprilia RS 457 GP Replica chega com uma proposta clara: aproximar o condutor da estética e ambiente das motos de MotoGP da Aprilia Racing. Decorada com as...

Read moreDetails

Zontes “faz mira” à Honda: 552G é a nova maxi-scooter que promete ameaçar a X-ADV; chegada a Portugal ainda por anunciar

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Zontes “faz mira” à Honda: 552G é a nova maxi-scooter que promete ameaçar a X-ADV; chegada a Portugal ainda por anunciar

O mercado ibérico mudou de tal forma que já ninguém olha para a Zontes como uma curiosidade exótica. Em 2025, a marca asiática tornou-se numa força dominante, conquistando...

Read moreDetails

Triumph eleva conceito de desportiva naked com a Street Triple 765 RX, uma derradeira proposta para as pistas

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Triumph eleva conceito de desportiva naked com a Street Triple 765 RX, uma derradeira proposta para as pistas

JORDAN PAY 2025

Read moreDetails

MITT Ibiza 125: a pequena rebelde que faz da cidade um parque de diversões

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
MITT Ibiza 125: a pequena rebelde que faz da cidade um parque de diversões

Ride Thru Media

Read moreDetails

Bajaj continua a crescer e Lisboa recebe novo espaço da marca

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Bajaj continua a crescer e Lisboa recebe novo espaço da marca

A abertura da Bajaj Lisboa marca um momento decisivo para a expansão da marca indiana no mercado europeu, reforçando a sua presença na Península Ibérica. Localizada na Avenida...

Read moreDetails

Morbidelli C252V: uma V-Twin acessível criada para a cidade moderna

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Morbidelli C252V: uma V-Twin acessível criada para a cidade moderna

A Morbidelli C252V apresenta-se como uma cruiser leve pensada para o quotidiano, onde a facilidade de condução, o conforto e o carácter mecânico se unem de forma equilibrada....

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.