• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Quinta-feira, Dezembro 25, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Petronas FP1: Superbike super rara, envolta em mistério que nunca teve a «sua oportunidade», em leilão

by Daniel Rhodes
Fevereiro 26, 2025
in Novidades - Actualidade
0
Petronas FP1: Superbike super rara, envolta em mistério que nunca teve a «sua oportunidade», em leilão

Source: www.iconicauctioneers.com

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Poucas motos carregam um aura de mistério tão forte como a Petronas FP1. Este é um dos modelos de homologação mais raros da história do motociclismo, uma superbike projetada para dominar as pistas, mas que, por uma série de circunstâncias, nunca chegou a cumprir o seu destino.

Com apenas 150 unidades produzidas – e supostamente apenas 75 entregues ao público – a FP1 tornou-se uma verdadeira lenda urbana entre colecionadores e entusiastas. Agora, um destes raríssimos exemplares surgiu na Iconic Auctioneers, reacendendo o fascínio em torno desta moto quase mítica.

RelatedPosts

No Content Available

O projeto FP1 nasceu nos anos 2000, quando a gigante petrolífera Petronas decidiu entrar no mundo do MotoGP. Em parceria com a Sauber Petronas Engineering, a empresa desenvolveu um protótipo de três cilindros e 989cc, inicialmente concebido para competir na recém-criada era dos motores a quatro tempos.

No entanto, uma mudança nos regulamentos aumentou o limite de cilindrada para 990cc, deixando a Petronas numa posição delicada. Em vez de reformular o motor, a marca mudou o foco para o Campeonato Mundial de Superbikes (WSBK), onde a FP1 poderia competir como um motor 900cc de três cilindros, desde que cumprisse os requisitos de homologação.

A exigência da época determinava que pelo menos 150 unidades de estrada fossem produzidas antes da moto poder competir. As primeiras 75 foram fabricadas no Reino Unido, e as restantes seriam montadas na Malásia. No entanto, problemas financeiros, mudanças nos regulamentos e fatores políticos impediram que a segunda metade da produção fosse concluída.

Com dificuldades para viabilizar o projeto, a Petronas retirou-se do WSBK em 2006, deixando a FP1 num estado de hibernação forçada. Muitas das unidades produzidas nunca saíram do armazenamento, tornando esta moto numa das superbikes mais raras do mundo.

Além da sua raridade, a FP1 representa um período de ousadia e ambição no motociclismo. Com um design futurista e soluções técnicas inovadoras, esta superbike contava com:

  • Carroçaria em fibra de carbono, garantindo leveza e aerodinâmica avançada.
  • Quadro em treliça de aço tubular, semelhante ao utilizado pela Ducati na época.
  • Motor de 899cc e três cilindros, capaz de produzir 127 cv na versão homologada para estrada e impressionantes 185 cv na versão de competição.

Era uma verdadeira máquina de corrida adaptada para as estradas, mas o seu potencial nunca foi explorado totalmente.

Nos últimos anos, algumas unidades da FP1 surgiram em leilões na Europa e no Reino Unido, atingindo valores entre 29.000€ e 58.000€ (£25.000 a £50.000). Algumas foram vendidas, outras permaneceram num limbo, aumentando ainda mais a mística em torno deste modelo.

O mais recente capítulo desta história vem da Iconic Auctioneers, onde um exemplar totalmente novo da FP1 foi colocado à venda. Esta unidade, lote 211, nunca foi registada e conta apenas com “quilómetros de exposição” – foi apenas ligada algumas vezes, mas nunca rodou na estrada.

A moto inclui um documento NOVA (Notification of Vehicle Arrival), confirmando que nunca foi matriculada para circulação rodoviária. O preço inicial foi fixado em 52.000€ (£45.000), mas não há confirmação oficial da venda. Terá sido adquirida por um colecionador particular? Terá sido reservada para um museu? Ou ainda estará à espera do comprador certo?

Independentemente do seu destino, uma coisa é certa: quem ficar com esta moto não estará apenas a comprar um veículo – estará a adquirir um pedaço da história do motociclismo.

Será que algum dia veremos uma FP1 a ser restaurada e finalmente conduzida, aproveitando o tempo de estrada que lhe foi negado há décadas? Ou continuará a ser um objeto de coleção, mantido num estado intocado e nunca explorado? Talvez acabe por ser exibida num museu, permitindo que futuras gerações admirem este ícone perdido do motociclismo.

O tempo dirá. Mas uma coisa é certa: a Petronas FP1 não é apenas uma moto rara – é um símbolo do que poderia ter sido, uma máquina destinada à glória que acabou envolta em mistério. E para quem a possuir, terá algo mais valioso do que uma simples superbike: uma lenda sobre duas rodas.

Source: Rideapart

Tags: Petronas FP1

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.