A Aprilia tem ambos os pilotos em fim de contrato no MotoGP, e em particular Aleix Espargaró poderá sair no fim do ano. O espanhol fará 35 anos em julho e não descarta por completo colocar já um ponto final à carreira.
Caso isso aconteça, o construtor de Noale tem três alvos prioritários, segundo a Sky Sport Italia. Um deles é o líder do campeonato atualmente, Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati). O piloto quer estar numa equipa de fábrica em 2025 e, embora dê preferência à Ducati, não é certo que consiga o lugar.
Lugar esse no qual atualmente está Enea Bastianini, no último ano de contrato. Para já é terceiro no campeonato a dois pontos do colega Francesco Bagnaia que segue em segundo, tentando mostrar os argumentos para continuar.
Outra das opções da Aprilia é Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46/Ducati), que este ano começou de forma bem mais discreta do que em 2023. Ainda assim, já tem um pódio e está numa clara trajetória ascendente, podendo começar a ambicionar a estar numa equipa de fábrica caso a oportunidade surja.
Quem parece estar fora da equação da Aprilia, pelo menos para já, são os pilotos da sua equipa satélite Trackhouse Racing – Miguel Oliveira e Raúl Fernández. Há também que referir que até podem existir duas vagas por preencher, correndo rumores que dão conta da possibilidade de Maverick Viñales ceder ao dinheiro eventualmente proposto pela Honda.