Quando se trata de actividades motorizadas fora de estrada, as motos já têm algumas credenciais bastante fortes. Como substitutos dos ATVs, existem designs ainda mais extremos, como as Rokons de duas rodas, mas o Oruga Unitrack (em desenvolvimento na Letónia) tem uma abordagem diferente.
De acordo com os seus criadores, o Oruga Unitrack é “o primeiro veículo monotrilho elétrico para todo o terreno do mundo, concebido para ser versátil, robusto e resistente, tendo em conta o ambiente, e criado para ser utilizado numa variedade de terrenos, estações e operações”. Substitui as rodas e pneus convencionais por “lagartas” para distribuir o seu peso por uma maior área da superfície. Continua a ser indiscutivelmente uma moto – afinal de contas, tem duas “rodas de estrada”, mesmo que sejam acompanhadas por uma terceira roda de apoio montada numa posição elevada à frente para ajudar a transpor grandes obstáculos – mas é diferente de qualquer moto atualmente em produção.
Já houve veículos monocarril, embora não em produção em massa, mas o Oruga Unitrack pretende combinar essa ideia com um motor elétrico e, ao contrário da maioria dos modelos construídos que vimos anteriormente, possui suspensão e uma superfície curva que lhe permite inclinar-se nas curvas.
De momento, a Oruga apenas mostrou oficialmente alguns desenhos conceptuais e apareceu recentemente na feira Outdoor Riga, na capital da Letónia, com modelos à escala da futura máquina. No entanto, os registos de design para a máquina acabada também foram oficialmente publicados através do Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia, dando uma visão clara da aparência pretendida do Unitrack.
Fonte:https://www.cycleworld.com/motorcycle-news/oruga-unitrack/