• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Opinião – O futuro do Dakar e do Road Racing

by Redação
Janeiro 19, 2024
in Novidades - Actualidade
0
Opinião – O futuro do Dakar e do Road Racing

Fonte:iomtt.com

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Juntar estas são duas competições completamente distintas no mesmo título parece bastante estranho, mas no fundo estas corridas até poderão ter alguns pontos em comum.

Começando pelo início, normalmente os fãs das corridas de motos (e vamos falar dos portugueses porque pela Europa fora existem várias exceções), dividem-se entre os que gostam mais de velocidade (MotoGP e Superbike) e os que preferem o fora de estrada (Motocross, Enduro e Todo-o-Terreno). Esta é uma divisão muito básica – até porque muitos de nós (eu incluído) gostamos de tudo – mas que poderá servir para o caso, sendo o MotoGP, entre todas estas modalidades claramente a mais apreciada. E apresenta mais fãs por várias razões, mas provavelmente porque é a mais mediática, porque teve durante muitos anos um senhor muito carismático chamado Valentino Rossi e porque nos últimos anos tem sido abrilhantada com a presença do nosso campeão Miguel Oliveira. 

RelatedPosts

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Passeio motociclista solidário assinala 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Covilhã

Capacetes ao Alto: Ermesinde acolhe dia especial para motociclistas a 31 de Maio

Fonte:iomtt.com

Durante mais de metade do ano os motociclistas nacionais – e muitos outros fãs que não andam de moto – acompanham estes campeonatos, pela internet, redes sociais, TV e através das revistas (por este meio cada vez menos), mas os adeptos mais fervorosos dos desportos motorizados, em duas e quatro rodas, têm sempre dois momentos muito especiais guardados no calendário: o início do ano para acompanharem tudo o que se passa no Dakar, e o final da Primavera quando são realizadas as provas do TT da Ilha de Man, ou melhor, o Isle of Man Tourist Trophy, naquela pequena ilha localizada entre a Grã Bretanha e a Irlanda.  

 Pessoalmente sou um sortudo, no sentido em que já vivi bem de perto as duas experiências, tanto na forma de adepto / espetador como em trabalho, e em qualquer dos casos foram das viagens mais marcantes da minha vida: tanto pela adrenalina das corridas na Ilha de Man como pela aventura e paisagens que vivi numa expedição na Argentina e Chile a acompanhar o Dakar. Pelas duas ocasiões embrenhei-me tanto nesses locais que regressei com o mesmo sentimento: queria muito realizar essas competições! Felizmente esse sentimento desapareceu, e digo felizmente porque – apesar de já realizado competições de velocidade e todo-o-terreno – não tenho a técnica necessária para realizar tais corridas, não tenho a capacidade financeira nem o tempo necessário para, no caso do Dakar, realizar o treino com moto, o treino da navegação e até o treino de mecânica, três itens tão importantes na prova mais dura do mundo. Muito provavelmente também me falta coragem, principalmente para o TT da Ilha de Man, uma prova que até é muito mais bem organizada do que se pensa, e em que por exemplo, só deixam competir pilotos já com experiência e muitas provas dadas.  

Fonte:dakar.com

Ou seja, dou muito valor a todos os que participam nestas provas, sejam estes mais amadores ou mais profissionais, para muitos um sonho de uma vida, sendo a IOMTT conhecida como a corrida mais perigosa do mundo, onde já morreram muitos pilotos. 

Pois bem, num mundo cada vez mais politicamente correto, mas também em que acabamos por observar demasiados exageros – tanto para o bem como para o mal – fará sentido continuarmos a ter este tipo de provas? Nas estradas somos praticamente monitorizados, com inúmeros radares a controlar as infrações, nas provas de velocidade os circuitos possuem escapatórias cada vez mais extensas, mas depois temos no Dakar pilotos a rodar a fundo no meio de pedras, enquanto na Ilha de Man as escapatórias são praticamente inexistentes e as velocidades muitos mais elevadas…

Fonte:iomtt.com
Fonte:dakar.com

Vários aspetos são inegáveis: os desportos motorizados continuam a ser perigosos, só realiza estas provas quem quer, e quem o faz de moto corre muitos mais riscos. Daí as evoluções que têm vindo a ser feitas no campo da segurança, como por exemplo a introdução dos sistemas de airbag nos fatos, tanto na velocidade como no TT. Na verdade, a FIM está muito atenta a tudo isto nem pretende ser o parente pobre do desporto, pois muitos irão logo apontar o dedo à Federação Internacional de Motociclismo sempre que existir uma fatalidade, mas a federação encabeçada pelo “nosso” Jorge Viegas também não pretende “cortar” com tudo o que seja mais arriscado. No fundo, é ir gerindo com pinças um tema delicado mas sempre tão apaixonante, embora pessoalmente acredite que o Dakar, tanto no seu conjunto das várias categorias como em termos de motos, terá sempre o seu espaço, tal como o campeonato do mundo de todo-o-terreno. Quanto às corridas de Road Racing, poderão ter cada vez mais os seus dias contados, pois os entraves são cada vez maior em termos políticos, na obtenção de licenças e seguros, etc. Por outro lado, provas mais “independentes”, como a disputada na Ilha de Man que possui o seu próprio governo, poderão continuar a manter-se no calendário, pois a sua peculiaridade e paixão que exercem em todo o mundo, entre pilotos e fãs – com o consequente turismo – serão mais fortes que tudo o resto. 

Veremos se assim será ou não, mas para já, se pretendem fazer a viagem ou a corrida da vossa vida, não percam mais tempo e deem o passo em frente.

Fonte:iomtt.com
Fonte:dakar.com

Afinal de contas só se vive uma vez!

Fernando Neto 

Tags: 2024DakarNoticiasopiniãoRoad Racing

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.