A Ola Electric tem sido uma força motriz no segmento de veículos eléctricos da Índia há já algum tempo. A empresa parece não ter falta de ideias para tornar a sua plataforma de scooter eléctrica S1 mais acessível, mais eficiente e com melhor desempenho. Para o ano de 2024, a Ola Electric lançou uma versão de quatro quilowatts-hora da scooter S1 X de nível básico.
O preço desempenha normalmente um papel importante no processo de decisão dos utilizadores e entusiastas na Índia e, de facto, a nova variante da S1 X mantém o seu preço acessível. A Ola afirma que a autonomia de um único carregamento é de 190 km, em comparação com os 143 km da variante de 3kWh. Isto faz com que a S1 X 4kWh seja o modelo mais focado na longa distância a ostentar o nome S1 X, tornando-a ideal para os utilizadores que percorrem distâncias mais longas nas suas deslocações diárias.
No que diz respeito à tecnologia, a S1 X 4kWh mantém a mesma abordagem simples das suas irmãs mais pequenas. Obtém uma velocidade máxima modesta de 90 km/h e vai dos 0 aos 40 km/h em apenas 3,3 segundos. Dito isto, perde algumas das características premium do S1 X+ e tem acessórios mais básicos, como uma chave física e nenhuma funcionalidade de conetividade com o smartphone.
À medida que mais e mais variantes das scooters eléctricas S1 da Ola continuam a chegar ao mercado indiano, faz todo o sentido que a empresa invista na expansão das suas infra-estruturas. A Ola afirma que irá aumentar os seus centros de assistência em 50%, tendo em vista 600 centros de assistência em toda a Índia até abril de 2024. Além disso, está a reforçar a sua rede de carregamento, afirmando que 10 000 estações estarão disponíveis para o público até junho de 2024.
Embora todos os desenvolvimentos em torno da Ola Electric sejam, de facto, muito promissores, resta uma questão: quando é que o resto do mundo vai poder experimentar esta scooter funcional e prática? Sabemos que a Ola Electric tem planos para se expandir para o resto do mundo, mas, de momento, não sabemos quais os países a que pretende chegar primeiro.