A empresa finlandesa Verge Motorcycles, de que já falámos várias vezes por causa da sua moto eléctrica, continua o seu caminho inovador e “disruptivo” ao introduzir mais melhorias no seu modelo principal, a TS Ultra. Seis câmaras de alta resolução e radares dianteiros e traseiros chegaram para melhorar ainda mais as capacidades da plataforma de software introduzida em novembro passado. Esta é uma atualização que mesmo aqueles que já compraram o TS Ultra poderão solicitar e receber, e vamos analisá-la mais detalhadamente para ver porque pode ser interessante.
Há apenas alguns meses, a Verge apresentou uma evolução da sua plataforma de software chamada Starmatter e começou a falar de inteligência artificial aplicada às motos. Esta plataforma baseia-se em quatro pilares: actualizações over-the-air (OTA), sensores de hardware, interface homem-máquina (HMI) e IA. Agora, está a ser enriquecida com um novo pacote chamado Starmatter Vision, cujo objetivo é oferecer sistemas de segurança avançados, para além do controlo de tração já existente, do ABS e do baixo centro de gravidade, que é uma das vantagens do design da Verge. “A Verge está a tornar a condução ainda mais inteligente e segura, por exemplo, ao melhorar a capacidade do condutor para observar o ambiente e as funções da moto com a ajuda da inteligência artificial e da aprendizagem automática. As novas câmaras da TS Ultra, combinadas com a atualização de software anunciada hoje, fazem dela a primeira moto do mundo com um sentido de visão, aconselhando o condutor e agindo como um “sussurro” durante a condução”, é assim que o CTO da Verge, Marko Lehtimäki, a descreve.
De facto, com esta atualização, a moto da Verge aproxima-se do que já está a acontecer no campo automóvel em termos de assistência ao condutor e torna-se capaz de analisar o que a rodeia e avisar o condutor de potenciais perigos, como um veículo que se aproxima por trás ou que muda de faixa. O ecrã agora maior na parte superior do depósito simplifica a funcionalidade necessária e fornece avisos de potenciais perigos e, quando o condutor ativa o indicador, mostra o que está a acontecer atrás de si graças à câmara de visão traseira que, ao contrário do espelho retrovisor, supomos que oferece uma visão mais ampla e abrangente.
A Verge Motorcycles é ainda uma empresa muito pequena, mas que aposta na inovação e, como tal, estará novamente presente este ano no CES em Las Vegas, de 9 a 12 de janeiro de 2024.