Aleix Espargaró despediu-se do paddock enquanto piloto a tempo inteiro no MotoGP no final de 2024 e agora segue-se uma carreira no ciclismo, ao mesmo tempo que acumula também o papel de piloto de testes com a Honda, que foi antiga casa do piloto com ‘mais talento’ que já viu.
O #41, que deixou a categoria depois de muitos anos com a Aprilia Racing foi uma das figuras centrais do documentário da DAZN «Espargabros», e olhando para a sua carreira e para os pilotos que o marcaram existem dois nomes que saltam à vista: Valentino Rossi e Marc Márquez, pilotos que viveram uma intensa rivalidade.
Sem se esconder, o mais velho dos irmãos Espargaró lembrou quem é o seu ídolo em duas rodas: ‘O meu ídolo é o Rossi, também porque, quando comecei, o Marc ainda não estava lá’.
E se o impacto que o italiano deixou em Aleix Espargaró foi claro, a verdade é que quando se trata de talento inato então aí a «escolha» é outra: ‘Correr com Valentino foi impressionante, mas nunca vi um piloto com mais talento do que Marc. Ele marcou uma era’.