O Centro de Design Piaggio trabalhou para melhorar os acabamentos, introduzindo novos materiais e prestando atenção aos detalhes, para realçar as diferentes personalidades da Vespa primavera e da Vespa Sprint S. São novas as estruturas do guiador, bem como os punhos. Também são novos o painel de proteção, o símbolo no guarda-lamas (apenas para a Vespa primavera) e o design e acabamento do eixo central.
O assento, nas várias versões, também foi melhorado graças à adoção de novos materiais que garantem um melhor acabamento. A versão Tech da primavera está também equipada com um sistema keyless e instrumentação TFT, que permite a gestão das funções oferecidas pela plataforma multimédia Vespa MIA. A instrumentação analógica/digital nas outras versões também é nova, enquanto o sistema de iluminação LED completo está presente em todas.
A Vespa primavera e a Vespa Sprint S estão disponíveis com motores de 50, 125 e 150 cc ultramodernos, com três válvulas e injeção eletrónica, com homologação Euro 5+. Existem duas versões eléctricas da Vespa primavera e da Vespa Sprint S: uma com velocidade limitada (Moped) e outra com homologação para motos, disponível na versão primavera Tech. As versões Moped apresentam a novidade de baterias extraíveis para um recarregamento cómodo mesmo em casa.