A GasGas entrou no mundo das motos de estrada desde que foi comprada pela Pierer Mobility Group (PMG) em 2019. Agora, está preparada para expandir a sua gama de estrada.
Atualmente, a gama de motos de estrada da GasGas é composta por duas, com a ES 700 e a SM 700, que utilizam o motor monocilíndrico de 693 cc que a KTM utiliza para a sua 690 SMC R. Fotografias de teste publicadas pela Motorrad indicam que a marca espanhola está pronta para adicionar a essas duas com uma nova gama de dois cilindros.
Previstas para se chamarem ES 800 e SM 800, as novas motos utilizarão o motor bicilíndrico de 790cc utilizado na KTM 790 Duke e 790 Adventure, bem como na nova Husqvarna Svartpilen 801.
A utilização deste motor pelas motos GasGas – que também é utilizado nas CFMOTO 800MT e 800 NK, com as quais as novas GasGas também partilham um farol – indica ainda que a KTM tem uma intenção específica para o mesmo. Atualmente, o motor é utilizado por ambas as subsidiárias “secundárias” da PMG (GasGas e Husqvarna), pelo seu principal parceiro industrial, a CFMOTO, que também constrói o motor, e pela própria KTM, mas apenas nas suas motos de aventura e naked de média cilindrada de segunda linha, e não nas principais 990 Duke e 890 (em breve 990) Adventure.
Efetivamente, a 790 é agora o modelo de média cilindrada mais barato da PMG: fabricado na China e comercializado como uma scrambler neo-retro ou uma aventureira acessível, ou, agora, como um modelo “divertido”, uma vez que este é o objetivo da GasGas.
A forma exacta como a ES 800, que vem com uma roda dianteira de 19 polegadas, se enquadra nisto é incerta, mas para a SM 800 é mais simples, uma vez que será a primeira moto “supermoto” de dois cilindros (ou seja, não uma crossover supermoto-touring) a ser produzida por uma marca PMG.
A data exacta do lançamento destas motos ainda não foi confirmada. A GasGas lançou a SM 700 e a ES 700 em conjunto em 2022, pelo que talvez devêssemos esperar um lançamento em conjunto semelhante para as duas quando estiverem prontas.