Embora os motores de combustão interna (ICE) estejam a perder terreno para os veículos elétricos, a inovação na eficiência dos motores a gasolina e gasóleo continua. Um novo gerador termoelétrico (TEG) pode ajudar a tornar estes motores menos desperdiçadores, aproveitando o calor do escape para produzir eletricidade.
Atualmente, cerca de 75% da energia gerada por um motor de combustão perde-se sob a forma de calor, dissipando-se pelo escape e pelo bloco do motor. Investigadores publicaram recentemente um estudo na revista ACS Applied Materials & Interfaces sobre um TEG inovador que, montado no escape, pode recuperar parte dessa energia. O protótipo demonstrou ser capaz de gerar até 56 watts de potência em velocidades normais de condução e impressionantes 146 watts em aplicações de alta velocidade, como em helicópteros.
O funcionamento deste sistema baseia-se num semicondutor de telureto de bismuto, que converte diferenças de temperatura em eletricidade. Diferentemente de outros dispositivos semelhantes, que exigem sistemas volumosos de arrefecimento a água, este TEG utiliza um dissipador de calor com aletas, que dissipa o calor de forma passiva através do fluxo de ar—uma solução particularmente eficaz para motociclos e veículos de todo-o-terreno (ATVs e UTVs), onde o vento está sempre presente.
Embora inicialmente desenvolvido para automóveis, o potencial desta tecnologia para outros tipos de veículos é evidente. Veículos de duas rodas e todo-o-terreno podem beneficiar ainda mais, já que os seus escapes expostos permitem uma dissipação de calor mais eficiente sem adicionar peso ou complexidade ao sistema. Para além disso, híbridos também poderiam integrar este sistema, usando a eletricidade gerada para carregar ligeiramente a bateria e aumentar a autonomia.
Apesar de não representar uma revolução para os motores de combustão, este desenvolvimento mostra que ainda há espaço para melhorias na eficiência energética dos ICE. O futuro pode ser elétrico, mas enquanto os motores de combustão existirem, qualquer inovação que os torne mais eficientes merece atenção. Caso esta tecnologia chegue à produção, poderá oferecer uma forma inteligente de recuperar energia desperdiçada, tornando os veículos ligeiramente mais sustentáveis e eficientes.
Source: Rideapart













