• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Novo dispositivo converte o calor do escape em energia – um passo em frente para os motores de combustão

by Daniel Rhodes
Fevereiro 23, 2025
in Novidades - Actualidade
0
Novo dispositivo converte o calor do escape em energia – um passo em frente para os motores de combustão

Source: MotoDeal

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Embora os motores de combustão interna (ICE) estejam a perder terreno para os veículos elétricos, a inovação na eficiência dos motores a gasolina e gasóleo continua. Um novo gerador termoelétrico (TEG) pode ajudar a tornar estes motores menos desperdiçadores, aproveitando o calor do escape para produzir eletricidade.

Atualmente, cerca de 75% da energia gerada por um motor de combustão perde-se sob a forma de calor, dissipando-se pelo escape e pelo bloco do motor. Investigadores publicaram recentemente um estudo na revista ACS Applied Materials & Interfaces sobre um TEG inovador que, montado no escape, pode recuperar parte dessa energia. O protótipo demonstrou ser capaz de gerar até 56 watts de potência em velocidades normais de condução e impressionantes 146 watts em aplicações de alta velocidade, como em helicópteros.

RelatedPosts

O regresso das sport bikes confortáveis: equilíbrio entre desempenho e versatilidade

Chiba implementa legislação inovadora para estacionamento de motociclos

Nova vaga de Superdesportivas tem «identidade» diferente e não apaga da memória algumas referências históricas

O funcionamento deste sistema baseia-se num semicondutor de telureto de bismuto, que converte diferenças de temperatura em eletricidade. Diferentemente de outros dispositivos semelhantes, que exigem sistemas volumosos de arrefecimento a água, este TEG utiliza um dissipador de calor com aletas, que dissipa o calor de forma passiva através do fluxo de ar—uma solução particularmente eficaz para motociclos e veículos de todo-o-terreno (ATVs e UTVs), onde o vento está sempre presente.

Embora inicialmente desenvolvido para automóveis, o potencial desta tecnologia para outros tipos de veículos é evidente. Veículos de duas rodas e todo-o-terreno podem beneficiar ainda mais, já que os seus escapes expostos permitem uma dissipação de calor mais eficiente sem adicionar peso ou complexidade ao sistema. Para além disso, híbridos também poderiam integrar este sistema, usando a eletricidade gerada para carregar ligeiramente a bateria e aumentar a autonomia.

Apesar de não representar uma revolução para os motores de combustão, este desenvolvimento mostra que ainda há espaço para melhorias na eficiência energética dos ICE. O futuro pode ser elétrico, mas enquanto os motores de combustão existirem, qualquer inovação que os torne mais eficientes merece atenção. Caso esta tecnologia chegue à produção, poderá oferecer uma forma inteligente de recuperar energia desperdiçada, tornando os veículos ligeiramente mais sustentáveis e eficientes.

Source: Rideapart

Tags: Notícias Motociclismo

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.