As motos e scooters eléctricas estão, de facto, a ganhar popularidade a um ritmo sem precedentes na Europa e na Ásia. Muitos fabricantes colocam a sustentabilidade e a consciência ambiental no centro das suas preocupações, mas a realidade é que apenas alguns fabricantes estão realmente a dar passos em frente para se desviarem da norma da produção em massa, que normalmente gera muitos resíduos.
Uma dessas empresas é a Naon, sediada em Berlim, uma start-up eléctrica que já revelou o seu protótipo, o Zero-One. A empresa centra-se em três aspectos principais: funcionalidade, estética e produção local, empregando a sua força de trabalho inteiramente na Alemanha e produzindo os seus produtos com materiais provenientes do país. De facto, a Naon conseguiu dar alguns passos em frente no desenvolvimento da sua primeira scooter, uma vez que revelou agora o que parece ser um modelo pronto a ser produzido, chamado Lucy.
Os nossos colegas da Motorrad Online, que publicam motociclismo na Alemanha, partilharam muitos detalhes sobre a scooter num artigo recente. Prevê-se que a Lucy seja lançada em duas versões – uma classificada como L1e, ou ciclomotor elétrico, e uma versão mais rápida e potente classificada como L3e, ou motociclo ligeiro. A versão L1e tem uma velocidade máxima limitada a 45 km/h e terá um preço de venda ao público de 4.920 €. A seguir, a versão L3e é muito mais rápida, com uma velocidade máxima de 100 km/h. No entanto, também é mais cara, custando 6.420 €.
Em termos de tecnologia, a Naon Lucy está equipada com um motor central capaz de produzir sete quilowatts de potência nominal e um binário de 200 Nm. A bateria consiste numa unidade substituível de 5,2 quilowatts-hora instalada debaixo da plataforma da scooter. A bateria oferece uma autonomia de 160 km com um único carregamento. A scooter é construída em redor de uma estrutura de alumínio leve e tem travões de disco equipados com ABS.
Outros desenvolvimentos da Lucy em relação ao conceito Zero-One incluem rodas maiores, um novo braço oscilante de uma face, uma forquilha e amortecedor. No geral, o estilo da scooter é muito simples e minimalista, e enquadra-se perfeitamente na tecnologia elegante e sofisticada que se tornou praticamente omnipresente na era moderna. Além disso, a bateria montada na parte inferior significa que a scooter é estável devido a um centro de gravidade baixo e não compromete o espaço de arrumação por baixo do assento.