• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Comércio

Nova Husqvarna Vitpilen 801 apresentada: À conquista das estradas

by Bernhard Cousin
Outubro 2, 2024
in Destaque Comércio, Novidades - Actualidade
0
Nova Husqvarna Vitpilen 801 apresentada: À conquista das estradas

© Rudi Schedl

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A muito antecipada Husqvarna Vitpilen 801 foi oficialmente lançada esta quarta-feira. Com um estilo inspirado nas roadster, esta moto propõe-se a ‘romper com o normal’.

Motor

O motor é um bicilíndrico paralelo DOHC com 799 centímetros cúbicos de cilindrada, capaz de debitar impressionantes 105 cv às 9.250 rotações por minuto e 87 Nm de binário às 8.000 rpm. A caixa é de seis velocidades. O motor cumpre as normas de emissões Euro 5+, reivindicando consumos de 4,5 litros por cada 100 km.

RelatedPosts

KTM com recall de mais de 20.000 motos de todo-o-terreno devido a grave falha nos travões

Husqvarna renova parceria com Ridin’ Smoke para 2025

Husqvarna volta a fazer parceria com o festival Ridin’ Smoke

Ergonomia e design

© KISKA GmbH

O assento de duas peças combina desempenho e conforto, com um espaço mais estreito para o condutor à frente e acesso fácil ao solo. Há espaço para um passageiro, sendo estofado com uma espuma confortável.

A Husqvarna optou por um estilo inspirado nas roadster, com uma carenagem a envolver de forma apertada o motor e o quadro, concebida também para ligar o corpo do condutor à moto de forma ergonómica. A decoração pode ser em cinzento ou amarelo.

Ciclística

O quadro é em aço, e à frente encontra-se uma forquilha USD WP APEX com 43 milímetros, ajustável em compressão e ressalto para melhorar o contacto da moto com o piso, sendo o curso de 140 milímetros. Atrás, a suspensão é constituída por um monoamortecedor WP APEX ajustável em ressalto e pré-carga, com curso de 150 mm.

Com sistema ABS Bosch 9.3 MP que inclui Cornering ABS e modo supermoto (que pode ser desativado), os travões J.Juan são compostos por dois discos de 300 mm e pinça radial de quatro êmbolos na roda frontal, assim como um disco de 240 mm e pinça flutuante de um êmbolo na roda traseira. O Power Assist Slipper Clutch (PASC) assegura máxima estabilidade em travagem forte, mas também maximiza a tração em aceleração forte.

As jantes em alumínio são de 17 polegadas, calçando pneus Michelin Road 6.

Eletrónica

© Rudi Schedl

Ao nível de eletrónica, a nova Husqvarna Vitpilen 801 está na linha da frente da modernidade. Há quatro modos de condução que alteram o desempenho do motor (Street, Sport e Rain, tal como Dynamic).

O condutor dispõe, igualmente, de Easy Shift (opcional) que auxilia nas passagens de caixa, Cornering ABS e controlo de tração Cornering MTC. A moto adapta-se, assim, facilmente a qualquer estilo de condução e condições da estrada.

O modo Supermoto do ABS desativa-o na roda traseira e reduz a intervenção na roda dianteira, o que permite bloquear a roda de trás e virar em curvas mais apertadas. Há acelerador ride-by-wire e Sistema de Gestão de Motor. Opcionalmente, podem funcionar o travão motor Motor Slip Regulation (MSR), o modo de controlo anti-cavalinho e o controlo de velocidade de cruzeiro.

Conectividade e painel de instrumentos

O painel de instrumentos da Vitpilen 801 assenta num ecrã TFT a cores de cinco polegadas, com conexão ao smartphone através da app Ride Husqvarna Motorcycles. Está disponível navegação curva-a-curva e é possível controlar as chamadas telefónicas e a seleção musical.

O condutor pode ligar o sistema a um auscultador de capacete por Bluetooth, controlando o que ouve e o volume através de botões no guiador – ao mesmo tempo que pode consultar a informação no ecrã TFT. A iluminação inclui um novo projetor de lente Bi-LED no farol dianteiro, que contribui para a identidade da moto.

  • MOTOR bicilíndrico paralelo DOHC, 4 válvulas, refrigeração líquida
  • CILINDRADA 799 cc
  • POTÊNCIA 105 cv (77 kw) @9.250 rpm
  • BINÁRIO 87 Nm @8.000 rpm
  • CAIXA 6 velocidades
  • QUADRO em aço, com subquadro em alumínio
  • DEPÓSITO 14 litros
  • SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha USD WP-APEX ajustável em compressão e ressalto, curso de 140 mm
  • SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor WP-APEX ajustável em ressalto e pré-carga, curso de 150 mm
  • TRAVÃO DIANTEIRO dois discos de 300 mm, duas pinças radiais de quatro êmbolos
  • TRAVÃO TRASEIRO disco de 240 mm, pinça flutuante de um êmbolo
  • PNEU DIANTEIRO Michelin Road 6 R 17
  • PNEU TRASEIRO Michelin Road R 17
  • DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.475 mm
  • ALTURA DO ASSENTO 820 mm
  • PESO 180 kg (sem combustível)
Tags: Husqvarna

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Desempenho, conforto para viagem e aventura, com 106 litros de bagagem: Eis a nova Tiger Sport 800 Tour

by Redação
Dezembro 3, 2025
0
Desempenho, conforto para viagem e aventura, com 106 litros de bagagem: Eis a nova Tiger Sport 800 Tour

A Triumph acrescentou ao seu catálogo um novo modelo pensado para quem procura desempenho desportivo e capacidade de viagem sem compromissos: a Tiger Sport 800 Tour. Concebida a...

Read moreDetails

Fabricantes chineses ao “ataque” e com “promessa”: metade do mercado mundial será seu dentro de cinco anos

by Redação
Dezembro 3, 2025
0
Fabricantes chineses ao “ataque” e com “promessa”: metade do mercado mundial será seu dentro de cinco anos

Na EICMA 2025, Zhang Xue voltou a provar que não é homem de eufemismos. O fundador da ZXMoto, e anteriormente da KOVE, aproveitou o certame para lançar um...

Read moreDetails

Yamaha Ténéré 700 Pura 01: A visão extrema de Ramón Forcada para transformar a T7 numa máquina de rali pura

by Redação
Novembro 30, 2025
0
Yamaha Ténéré 700 Pura 01: A visão extrema de Ramón Forcada para transformar a T7 numa máquina de rali pura

A Yamaha Málaga Center uniu-se ao histórico engenheiro de MotoGP Ramón Forcada para criar a Pura 01, uma interpretação radical da Yamaha Ténéré 700 que aproxima esta trail...

Read moreDetails

CFMoto V4 SR-RR: A superdesportiva chinesa super avançada que ultrapassa os 210cv e estreia aerodinâmica ativa

by Redação
Novembro 29, 2025
0
CFMoto V4 SR-RR: A superdesportiva chinesa super avançada que ultrapassa os 210cv e estreia aerodinâmica ativa

A CFMoto acaba de mostrar ao mundo um dos protótipos mais ambiciosos alguma vez saídos da China: a V4 SR-RR, uma superdesportiva de alta performance que entra diretamente...

Read moreDetails

Honda sempre na vanguarda: Como a engenharia de base biológica e a reciclagem estão a transformar a mobilidade

by Redação
Novembro 28, 2025
0
Honda sempre na vanguarda: Como a engenharia de base biológica e a reciclagem estão a transformar a mobilidade

A Honda tem vindo a alargar de forma consistente a forma como encara os materiais usados nas suas motos, apostando numa combinação de engenharia de base biológica e...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.