• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Quinta-feira, Dezembro 18, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Comércio

Nova Husqvarna Vitpilen 801 apresentada: À conquista das estradas

by Bernhard Cousin
Outubro 2, 2024
in Destaque Comércio, Novidades - Actualidade
0
Nova Husqvarna Vitpilen 801 apresentada: À conquista das estradas

© Rudi Schedl

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A muito antecipada Husqvarna Vitpilen 801 foi oficialmente lançada esta quarta-feira. Com um estilo inspirado nas roadster, esta moto propõe-se a ‘romper com o normal’.

Motor

O motor é um bicilíndrico paralelo DOHC com 799 centímetros cúbicos de cilindrada, capaz de debitar impressionantes 105 cv às 9.250 rotações por minuto e 87 Nm de binário às 8.000 rpm. A caixa é de seis velocidades. O motor cumpre as normas de emissões Euro 5+, reivindicando consumos de 4,5 litros por cada 100 km.

RelatedPosts

KTM com recall de mais de 20.000 motos de todo-o-terreno devido a grave falha nos travões

Husqvarna renova parceria com Ridin’ Smoke para 2025

Husqvarna volta a fazer parceria com o festival Ridin’ Smoke

Ergonomia e design

© KISKA GmbH

O assento de duas peças combina desempenho e conforto, com um espaço mais estreito para o condutor à frente e acesso fácil ao solo. Há espaço para um passageiro, sendo estofado com uma espuma confortável.

A Husqvarna optou por um estilo inspirado nas roadster, com uma carenagem a envolver de forma apertada o motor e o quadro, concebida também para ligar o corpo do condutor à moto de forma ergonómica. A decoração pode ser em cinzento ou amarelo.

Ciclística

O quadro é em aço, e à frente encontra-se uma forquilha USD WP APEX com 43 milímetros, ajustável em compressão e ressalto para melhorar o contacto da moto com o piso, sendo o curso de 140 milímetros. Atrás, a suspensão é constituída por um monoamortecedor WP APEX ajustável em ressalto e pré-carga, com curso de 150 mm.

Com sistema ABS Bosch 9.3 MP que inclui Cornering ABS e modo supermoto (que pode ser desativado), os travões J.Juan são compostos por dois discos de 300 mm e pinça radial de quatro êmbolos na roda frontal, assim como um disco de 240 mm e pinça flutuante de um êmbolo na roda traseira. O Power Assist Slipper Clutch (PASC) assegura máxima estabilidade em travagem forte, mas também maximiza a tração em aceleração forte.

As jantes em alumínio são de 17 polegadas, calçando pneus Michelin Road 6.

Eletrónica

© Rudi Schedl

Ao nível de eletrónica, a nova Husqvarna Vitpilen 801 está na linha da frente da modernidade. Há quatro modos de condução que alteram o desempenho do motor (Street, Sport e Rain, tal como Dynamic).

O condutor dispõe, igualmente, de Easy Shift (opcional) que auxilia nas passagens de caixa, Cornering ABS e controlo de tração Cornering MTC. A moto adapta-se, assim, facilmente a qualquer estilo de condução e condições da estrada.

O modo Supermoto do ABS desativa-o na roda traseira e reduz a intervenção na roda dianteira, o que permite bloquear a roda de trás e virar em curvas mais apertadas. Há acelerador ride-by-wire e Sistema de Gestão de Motor. Opcionalmente, podem funcionar o travão motor Motor Slip Regulation (MSR), o modo de controlo anti-cavalinho e o controlo de velocidade de cruzeiro.

Conectividade e painel de instrumentos

O painel de instrumentos da Vitpilen 801 assenta num ecrã TFT a cores de cinco polegadas, com conexão ao smartphone através da app Ride Husqvarna Motorcycles. Está disponível navegação curva-a-curva e é possível controlar as chamadas telefónicas e a seleção musical.

O condutor pode ligar o sistema a um auscultador de capacete por Bluetooth, controlando o que ouve e o volume através de botões no guiador – ao mesmo tempo que pode consultar a informação no ecrã TFT. A iluminação inclui um novo projetor de lente Bi-LED no farol dianteiro, que contribui para a identidade da moto.

  • MOTOR bicilíndrico paralelo DOHC, 4 válvulas, refrigeração líquida
  • CILINDRADA 799 cc
  • POTÊNCIA 105 cv (77 kw) @9.250 rpm
  • BINÁRIO 87 Nm @8.000 rpm
  • CAIXA 6 velocidades
  • QUADRO em aço, com subquadro em alumínio
  • DEPÓSITO 14 litros
  • SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha USD WP-APEX ajustável em compressão e ressalto, curso de 140 mm
  • SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor WP-APEX ajustável em ressalto e pré-carga, curso de 150 mm
  • TRAVÃO DIANTEIRO dois discos de 300 mm, duas pinças radiais de quatro êmbolos
  • TRAVÃO TRASEIRO disco de 240 mm, pinça flutuante de um êmbolo
  • PNEU DIANTEIRO Michelin Road 6 R 17
  • PNEU TRASEIRO Michelin Road R 17
  • DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.475 mm
  • ALTURA DO ASSENTO 820 mm
  • PESO 180 kg (sem combustível)
Tags: Husqvarna

Related

Triumph amplia a gama 400: Duas novas interpretações entre Flat Track e Cafe Racer

by Redação
Dezembro 17, 2025
0
Triumph amplia a gama 400: Duas novas interpretações entre Flat Track e Cafe Racer

A Triumph Motorcycles decidiu dar um passo firme na evolução da sua bem-sucedida gama 400 com a apresentação de dois novos modelos que reforçam a diversidade e o...

Read moreDetails

Royal Enfield Continental GT-R 750 e Himalayan 750 aproximam-se da produção

by Redação
Dezembro 16, 2025
0
Royal Enfield Continental GT-R 750 e Himalayan 750 aproximam-se da produção

A Royal Enfield começa a levantar o véu sobre a próxima etapa da sua gama de motores bicilíndricos, com dois modelos de 750 cc que apontam claramente para...

Read moreDetails

QJMotor SRK 1051 RR continua a encher os olhos e a derrubar preconceitos

by Redação
Dezembro 12, 2025
0
QJMotor SRK 1051 RR continua a encher os olhos e a derrubar preconceitos

A QJMotor volta a agitar o segmento das desportivas com a chegada da nova SRK 1051 RR 2026, uma proposta que não se limita a preencher mais um...

Read moreDetails

Phelon & Moore regressa seis décadas depois com a nova gama Capetown

by Redação
Dezembro 10, 2025
0
Phelon & Moore regressa seis décadas depois com a nova gama Capetown

O renascimento da histórica Phelon & Moore volta a dar que falar, agora com a apresentação da nova família Capetown, que assinala o regresso da marca ao universo...

Read moreDetails

Triumph Street Triple Moto2 Edition: Celebração pura do ADN de competição em estrada

by Redação
Dezembro 8, 2025
0
Triumph Street Triple Moto2 Edition: Celebração pura do ADN de competição em estrada

A Triumph Street Triple Moto2 Edition apresenta-se como a versão mais focada e mais próxima do universo de competição alguma vez oferecida pela marca britânica Triumph Motorcycles. Limitada...

Read moreDetails

Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

A Aprilia RS 457 GP Replica chega com uma proposta clara: aproximar o condutor da estética e ambiente das motos de MotoGP da Aprilia Racing. Decorada com as...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.