Quando os nossos colegas japoneses da Young Machine revelam uma notícia indiscreta, vale sempre a pena refletir. Acontece com alguma frequência que a revista Rising Sun anuncia algo novo das quatro irmãs (Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha) com bastante antecedência, assim como não seria a primeira vez que certos rumores se revelam fantasiosos.
Mas gostaríamos de dizer mais algumas palavras sobre esta suposta nova Honda CB 400 para 2025, não tanto porque também poderia chegar ao nosso mercado (uma possibilidade que ainda está por provar), mas porque 2024 seria o 40º aniversário da primeira Honda CB 400 Four e… Resumindo, na nossa opinião, os aniversários importantes devem ser celebrados: a Honda concorda?
Em primeiro lugar, a notícia: como mencionamos, há vários dias que circula no Japão um boato – não confirmado de forma alguma por fontes da Honda – de que uma nova geração da Honda CB 400 está a caminho, tanto na versão naked como na carenagem e, acima de tudo, equipada com a nova E-Clutch controlada eletronicamente que vimos na EICMA 2023 nos cárteres da CB650R e CBR650R.
Isso deixa-nos, à primeira vista, um pouco perplexos: a Honda CB 400 Super Four e Super Bol d’Or foram retiradas da lista da Honda no final de 2022 porque não foi considerado necessário atualizar seu motor para os mais recentes padrões antiquados e também porque os números de vendas não eram mais o que eram antes, talvez também o resultado de preços de tabela que refletiam o refinamento da construção (havia também o sistema de temporização variável Hyper Vtec). Qual seria o objetivo de os trazer de volta alguns anos mais tarde? Será que as razões para a sua descontinuação desapareceram?
Tudo é possível, nenhum de nós pode conhecer em pormenor as estratégias dos construtores, tanto mais que as Honda CB 400 quase nunca foram importadas para cá. No entanto, no Japão, fala-se de uma nova geração destas motos há pelo menos um ano e, se juntarmos estes rumores à notícia de que a Honda Motorcycle Sales acaba de ser criada em Xangai (que começará a funcionar a 1 de abril de 2024) com o objetivo de vender motos de média e grande cilindrada na China, tudo pode assumir uma perspetiva diferente: poderá ser – uma condicional mais do que obrigatória – uma nova geração de Honda 400 destinada também a satisfazer a procura de motos de 400/500 cc do mercado chinês?
Deste ponto de vista, teria todo um outro significado e a imaginação poderia ir ainda mais longe, imaginando uma moto desportiva de quatro cilindros que poderia fazer companhia à Kawasaki ZX4-R ou à KOVE 450 RR e talvez, quem sabe, até chegar à Europa como herdeira das CBR400RR dos anos 90 que nunca chegaram ao nosso país. Seria quase um acontecimento único, que seria anunciado precisamente no 40º aniversário da estreia da Honda CB 400 Four! Mas é melhor acalmar o entusiasmo porque, como em qualquer rumor, só o tempo dirá se tem fundamento: veremos.
Se for uma 4 cilindros ,ótimo! Se for 2 cilindros ,vai encalhar logo ,logo! Che de moto pequena querendo viver às custas de suas antepassadas de 4 cilindros! Estas 2 cilindros são uma porcaria e beberronas !
Olá, Francisco concordo com vc, 4 cilindros funciona perfeito, 2 é meio quadrado não será um projeto vencedor de forma alguma.
Seria.interessante uma 4 cilindros com todas as tecnologias modernas