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Home Novidades - Actualidade

Nova Ducati Panigale V4 dissecada: Os modos de condução

by Bernhard Cousin
Julho 28, 2024
in Novidades - Actualidade
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Nova Ducati Panigale V4 dissecada: Os modos de condução

© Ducati

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A Ducati Panigale V4 de 2025, assim como a V4 S, foram apresentadas esta semana, com diversas novidades. Aqui no site Motociclismo, continuamos a falar-lhe dos detalhes desta potente superbike de Borgo Panigale.

O condutor tem uma panóplia de modos de condução entre os quais escolher, entre três estilos de condução pré-definidos diferentes. O objetivo é que a moto se adapte a qualquer condutor, tipo de pista e condições ambientais.

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Cada modo de condução está programado no sentido de mudar no imediato o caráter do motor, tal como os parâmetros dos controlos de eletrónica. No caso da V4 S também é ajustada a afinação da suspensão.

A resposta do acelerador Ride by Wire é definido pelos modos de potência Full, High, Medium Low com lógica revista e recalibrados no sentido de se adaptarem ao novo motor V4.

Modo de potência Full: Permite expressar o máximo potencial do motor, com curvas de binário sem filtros eletrónicos exceto na primeira mudança.

Modos de potência High e Medium: Sistema de gestão do mapeamento do Ride by Wire com calibração dedicada a cada uma das seis mudanças, com potência ideal a cada abertura do acelerador. As calibrações asseguram m´xaima correlação entre o valor do binário solicitado pelo condutor e aquele que é entregue.

Modo de potência Low: Vocacionado para a condução em estrada ou pisos com baixa aderência, limita a potência máxima a 160 cv, para além de proporcionar uma resposta do acelerador mais manejável.

Há também diversos modos de condução. O condutor pode personalizar os estilos de condução e depois restaurar os parâmetros definidos de fábrica pela Ducati. É igualmente possível ativar os níveis 2, 4 e 5 do Race eCBS e o modo de potência Full.

Modo de condução Race A: Os 216 cv do motor estão disponíveis, o Ride by Wire tem uma resposta direta quando o acelerador é aberto (modo de potência High). Na versão S adota a configuração de suspensão Active Track 1, muito firme. A configuração da eletrónica é pouco intrusiva. Trata-se, pois, de um modo destinado às pistas, com o Race eCBS * no nível 1 (estratégia de curva só na dianteira e sem controlo de lift-up). Significa isto que muitas das ajudas estão em níveis mais baixos (controlo de tração DCT e anti-wheelie DWC no nível 3 e controlo de estabilidade DSC no nível 1, enquanto o controlo do travão motor está em nível 2)

Modo de condução Race B: Também dedicado às pistas, neste caso, o motor continua a debitar toda a sua potência, com o modo de potência High. Na V4 S, é ativada a afinação de suspensão Active Track 2. Continua a haver uma configuração de eletrónica pouco intrusiva, mas a calibração do DSC é menos livre, enquanto o Race eCBS se situa em nível 3 (estratégia de curva só na dianteira, sem controlo de lift-up), assim como o DTC e o DWC. O controlo do travão motor mantém-se em nível 2.

Modo de condução Sport: Associado com o modo de potência Medium, disponibiliza todos os 216 cv do motor, mas com uma resposta mais progressiva do Ride by Wire. A configuração da suspensão é mais desportiva na versão S (Active Dynamic 1). Os controlos de eletrónica estão afinados de modo a ajudarem o condutor numa condução mais desportiva em estrada, com maior nível de estabilidade. O DTC e o DWC estão no nível 5 e o Race eCBS no nível 6 com a estratégia de curva também na traseira e controlo de lift-up.

Modo de condução Road: Como o nome indica, é um modo de condução para usar na estrada, sendo particularmente indicado para estradas em conduções menos ideais. O condutor tem na mesma os 216 cv de potência disponíveis com uma resposta progressiva do Ride by Wire, sendo usado o modo de potência Medium e a configuração de suspensão Active Comfort 1 é ativada na V4 S (o que se adequa em especial a melhor absorção das lombas). A intervenção dos controlos eletrónicos joga mais pela precaução, mas continua a apoiar a condução dinâmica. O Race eCBS está definido em nível 6, ao passo que o controlo de travão motor está no nível 3.

Modo de condução Wet: Auto-explicativo, este modo é para pisos molhados, ou então com baixa aderência, privilegiando a segurança e a aderência. Há uma limitação considerável da potência a 160 cv e o acelerador responde de forma suave usando o modo de potência Low. A afinação de suspensão suave Active Low Grip 1 é ativada na Panigale V4 S. O nível dos controlos de eletrónica oferece a maior estabilidade e aderência possíveis e o sistema Race eCBS está no nível 7.

(* Race eCBS: Sistema de travagem combinado com funcionalidade de curva, capaz de aplicar autonomamente a pressão de travões à traseira conforme estratégias pré-definidas quando o condutor ativa o controlo da frente. Tem sete níveis: do 1 ao 5 destinados aos circuitos, sendo o 6 e o 7 destinados às estradas).

Tags: Ducati

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