A eletrónica não foi esquecida na nova Ducati Panigale V4 de 2025, assim como na V4 S. São várias as características que a moto inclui a este nível, e vamos apresentá-las melhor neste artigo. E avisamos: há uma estreia mundial.
- Race eCBS
A Ducati Panigale V4 de 2025 é a primeira moto desportiva do mundo com o sistema de travagem gerido pelo sistema Race eCBS – de travagem combinada, com funcionalidade em curva, desenvolvido pela Bosch em colaboração com a Ducati. Este aplica pressão ao travão traseiro, conforme as estratégias pré-definidas, quando o condutor ativa o controlo da frente.
A intervenção é parecida à que os pilotos profissionais realizam nos níveis destinados a uso em pista, mas no uso em estrada é melhorada a segurança e a estabilidade. Há sete níveis do Race eCBS, diferentes para os modos de intervenção do ABS e quantidade de contributo do travão traseiro.
O sistema pode aplicar até 15,5 por cento da força de travagem na traseira (níveis mais altos, destinados aos circuitos). A travagem combinada está ativa nos níveis 1 e 3, nos modos Track Plus e Track. Já os níveis 6 e 7 são dedicados a uso em estrada, com a ativação da travagem combinada vocacionada para segurança e estabilidade.
- Ducati Vehicle Observer (DVO)
O Ducati Vehichle Observer (DVO) é um algoritmo que permite estimar de forma instantânea as quantidades físicas, cinemáticas e dinâmicas que não podem ser medidas na prática, tendo impacto nas forças no solo, acelerações e binários máximos que a moto pode suportar a cada momento. O DVO é o que baseia o funcionamento dos controlos da gestão de tração (DTC) e de wheelie (DWC).
- Ducati Traction Control (DTC) DVO
O controlo de tração da moto é assegurado pelo Ducati Traction Control (DTC) EVO, com o intuito de controlar a derrapapgem da roda traseira. Na Panigale V4 2025, a atualização DVO permite que o objetivo de derrapagem seja definido com base no rácio entre força longitudinal e força vertical aplicada à roda – expressando o valor do binário do motor que pode ser descarregado para o solo nesse preciso momento. Assim, o objetivo está mais próximo do valor ideal e o DTC funciona com maior precisão sem flutuações de intervenção durante a manobra. As perdas de aderência e consequentes recuperações são mitigadas.
- Ducati Wheelie Control (DWC) DVO
Igualmente aprimorado foi o Ducati Wheelie Control (DWC) DVO, de mitigação do levantamento da roda frontal (wheelie). Com a presença do sistema de observação de veículos DWO, é possível detetar com maior precisão a ocorrência dos wheelies e a respetiva magnitude, o que favorece o controlo dos mesmos. O controlo atua quase em previsão e o desempenho é mais próximo do máximo na resposta aos pedidos de aceleração. Há oito níveis do DWC: os mais baixos são dedicados a condutores mais experientes e permitem os wheelies durante a aceleração mantendo alguma segurança; os níveis mais altos intervêm antes do limite máximo, sendo necessário menos esforço físico e mental do condutor para gerir a fase de aceleração.
- Ducati Slide Control (DSC)
O sistema Ducati Slide Control (DSC) foi desenvolvido em colaboração com a Ducati Corse, apoiando o condutor ao controloar o binário entregue pelo motor (cujo valor máximo é de 120,9 Nm) conforme o ângulo de deslize. A ideia é melhorar o desempenho à saída da curva ao impedir ângulos de deslize que de outra forma seriam difíceis de gerir. A plataforma inercial de seis eixos é a base do funcionamento do DSC, que gere as reduções de binário com a intervenção na abertura das válvulas borboleta, redução do avanço e cortes de injeção. O DSC tem dois níveis de ajuste, sendo que ao alterar do nível 1 para o nível 2 é possível controlar mais facilmente o ângulo de deslize.
- Ducati Power Launch (DPL) DVO
Como o nome indica, o Ducati Power Launch (DPL) DVO é o sistema de controlo dos arranques. O condutor pode focar-se numa única tarefa: libertar a embraiagem. Ao ficar definido, é suficiente engrenar a primeira velocidade e acelerar. Enquanto o condutor modula a libertação da embraiagem na primeira fase do arranque, o sistema mantém o motor estável numa velocidade ideal dependendo do nível selecionado. Na segunda fase, com a embraiagem completamente libertada, o DPL controla o binário entregue no sentido de garantir a aceleração máxima possível conforme o nível escolhido.
A funcionalidade do DWC é também utilizada, enquanto o controlo de tração está sempre ativo durante a operação do DPL de modo a garantir a maior segurança possível. O sistema desativa automaticamente acima da velocidade final da manobra, ou quando a terceira velocidade é engrenada. Um algoritmo limita o número de arranques consecutivos, de modo a salvaguardar a vida da embraiagem.
Há três níveis de ajuste: o nível 1 favorece o desempenho e o nível 3 é o mais estável. No ecrã, há um modo Info Mode dedicado ao DPL, com a indicação da mudança ao centro e o tacómetro na área superior no gráfico de barras. O ecrã disponibiliza a informação para o arranque mediante o nível de habilidade de condução selecionado (Standard, Medium, Expert).
- Ducati Quick Shift up/down (DQS) 2.0
Associado à caixa manual de seis velocidades está o Ducati Quick shift up/down (DQS) 2.0. É uma evolução do anterior sistema, graças a inovações no pedal de controlo. A estratégia de mudança depende do sensor que fornece a informação acerca da velocidade engrenada e a posição do tambor de velocidades para detetar a manobra de mudança. O condutor tem uma sensação mais direta. É possível engrenar mudanças, em aumento ou redução, sme usar a embraiagem.
- Engine Brake Control (EBC)
O controlo de travão motor (EBC) destina-se a otimizar a estabilidade da moto em condições de entrada em curva extremas. Para tal, equilibra as forças às quais o pneu traseiro é sujeito quando o travão motor é aplicado de forma intensiva.
Otimizado com base no ângulo de inclinação, o sistema monitoriza a posição da válvula do acelerador, a mudança engrenada e a desaceleração do eixo do motor durante as travagens mais agressiva, ajustando depois a abertura do acelerador para equilibrar as forças do binário que são aplicadas ao pneu. Há três níveis de definição do EBC, integrados nos modos de condução.
Na primeira fase de travagem, o EBC EVO 2 fornece menos travão motor, aumentando-o à medida que se aproxima o centro da curva em que a intervenção do mesmo contribui mais para desacelerar e fechar a trajetória. A intervenção do travão motor é, assim, mais equilibrada independentemente das condições de condução e reduz o bloqueio da roda traseira.
- Ducati Electronic Suspension (DES) 2.0 (Só V4 S)
As suspensões da nova Ducati Panigale V4 S incluem o novo equipamento Öhlins – incluindo amortecedor de direção – controlado pela terceira geração do sistema SmartEC 3.0 com uma nova interface de utilizador OBTi. Foi introduzido o conceito de Modos de Suspensão: um dá a gestão totalmente manual (Fixed) que permite ao condutor escolher a calibração do travão hidráulico através de cliques virtuais. Já o modo Active baseia-se em acontecimentos e o sistema ajusta automaticamente a hidráulica conforme a situação e o estilo de condução num dado momento.