A BMW trabalha na nova R 1300 RT para lançar no próximo ano, sucedendo-se à R 1250 RT. E um protótipo foi recentemente apanhado nos testes em estradas públicas, deixando perceber o que se poderá esperar do novo modelo.
O motor terá 1.300 centímetros cúbicos de cilindrada, tal como a recentemente lançada GS Adventure, debitando 145 cv de potência máxima às 7.750 rotações por minuto e 149 Nm de binário às 6.500 rpm. Espera-se, também, que o novo sistema de transmissão automatizada ASA seja incluído na R 1300 RT assim como em todos os futuros modelos R 1300.
Embora não esteja nada confirmado, a expectativa é que a moto tenha um novo quadro principal em aço e um quadro traseiro em alumínio – algo que não se consegue perceber nas imagens captadas.
As imagens, veiculadas pelo site Motorrad Online, mostram linhas mais angulares e flaps laterais na parte frontal da carenagem – o que pode indicar que seja a primeira moto da BMW com elementos de carenagens ajustáveis eletronicamente. Esta solução permitiria retrair ou estender esses flaps para otimizar a proteção do vento e a velocidade.
Na parte dianteira, há radar para o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo e aviso de colisão, assim como um farol num design totalmente novo: um LED pequeno em posição central. Há ainda luzes de curva e luzes diurnas, enquanto os indicadores de mudança de direção estão embutidos nas capas dos espelhos retrovisores.
Em termos de equipamento, tudo indica que a BMW R 1300 RT receberá sensores de radar atrás e à frente, assim como punhos e assentos aquecidos e até um para-brisas ajustável eletronicamente, além de um sistema de áudio com colunas na carenagem dianteira.