A MV Agusta lançou a Superveloce 1000 Serie Oro, uma nova superbike retro de quatro cilindros com 205 cv, limitada a apenas 500 unidades. Esta moto, esperada desde a apresentação do conceito em Milão em 2022 e do protótipo na feira Eicma do ano passado.
A maioria das unidades já foi adquirida pelos clientes mais abastados da MV Agusta. Uma versão mais acessível ainda não foi confirmada, mas é provável que seja lançada, ou pelo menos é essa a ideia que fica no ar.
Mantendo a tradição das edições Serie Oro iniciada com a F4 750 em 1997, a Superveloce 1000 apresenta 41 elementos em fibra de carbono e winglets frontais inspirados na moto de corrida Grand Prix de 500cc de 1972. O design permanece interno, mesmo após a Pierer Mobility adquirir 50,1% da marca italiana.
O motor de quatro cilindros e 998cc da Brutale 1000RR foi atualizado para este modelo, oferecendo 205,2 cv às 13.000 rpm, com componentes de alta qualidade como bielas de titânio e cames revestidos de DLC. A moto atinge 14.000 rpm antes do redline, com um escape de quatro saídas sob o assento desenvolvido pela Akrapovič.
As ajudas eletrónicas incluem oito estágios de controlo de tração, controlo de elevação dianteira, quickshifter bidirecional, ABS sensível à inclinação, controlo de cruzeiro e conectividade móvel através de um painel TFT de 5,5 polegadas. Além disso, possui um alarme por satélite e um rastreador com um ano de subscrição gratuita.
O chassis conta com forquilhas Öhlins invertidas de 43 mm ajustáveis eletronicamente, um amortecedor de direção Öhlins e um amortecedor traseiro totalmente ajustável, também eletrónico. As jantes parcialmente raiadas são equipadas com pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP V4 com detalhes exclusivos em vermelho.
Cada Superveloce 1000 Serie Oro inclui um certificado de autenticidade e uma capa dedicada, além de acessórios como um assento de passageiro em couro e Alcantara e manetes de travão e embraiagem CNC.