A luxuosa All Terrain da MV Agusta chega à lista de preços recentemente divulgada pelo fabricante sediado em Schiranna. É uma moto altamente inovadora para a MV Agusta, que entra no segmento Adventure com uma roda dianteira de 21 polegadas com uma moto, a LXP, que vimos pela primeira vez na EICMA 2021, quando uma área inteira do stand da MV foi monopolizada (bem como invadida por entusiastas) por duas motos sob a marca Lucky Explorer Project, a 9.5 e a 5.5 de dois cilindros, um nome e uma pintura que evoca inconfundivelmente os Raids Africanos dos anos 90. Se a mais pequena das duas Adventures se perdeu e não acreditamos atualmente que seja provável a sua chegada à produção, a 9.5 completou o seu processo de desenvolvimento e está agora pronta para os clientes MV Agusta.
Entretanto, continuámos primeiro a dar o nome de Enduro Veloce à moto, depois chegámos a esta última – exclusiva – LXP Orioli Limited Edition que está cotada a 30.600 €, um preço certamente para um produto super premium que, no entanto, reflecte a singularidade do projeto e também algumas das suas características que a tornam uma moto que certamente não desfiguraria em colecções de prestígio.
O vínculo, de facto, com as corridas africanas e os seus campeões manteve-se forte, especialmente com Edi Orioli que venceu duas corridas Paris-Dakar com a Cagiva Elefant casada com a Lucky Explorer e que assina uma a uma as 500 unidades da LXP Orioli Limited Edition. Mas para além do valor de coleção, há muito mais, desde o motor até à construção e design totalmente realizados em Schiranna.
O novo três cilindros tem 931 cc de capacidade cúbica com um diâmetro de MotoGP (81 mm), desenvolve 124 cv às 10.000 rpm e 102 Nm de binário às 7.000 rpm; a potência específica é de 133 cv/litro e 85% do binário está disponível a apenas 3.000 rpm. Entre as motos com roda dianteira de 21 polegadas, é a única com uma cambota contra-rotativa, uma peculiaridade derivada das motos de estrada da MV Agusta, cujos benefícios iremos avaliar quando testarmos a LXP. A eletrónica também evoluiu, com uma plataforma de inércia de seis eixos com ABS e TC que pode ser desativado para uso fora de estrada, TFT de 7 polegadas, disponível a partir da MV Ride App, bem como conetividade que permite configurar a sua LXP Orioli usando o seu smartphone mesmo antes de ligar o motor. O sistema antirroubo Mobisat com geolocalização integrada faz parte do equipamento de série da LXP Orioli, assim como o ABS Cornering.
Do lado do quadro, o quadro em aço com braço oscilante em alumínio está acoplado à suspensão Sachs, com a forquilha totalmente ajustável com 210 mm de curso, exatamente o mesmo curso para a roda traseira proporcionado pelo amortecedor traseiro progressivo. Para responder às necessidades dos condutores de diferentes estaturas, a altura do assento é ajustável em duas posições (850 mm e 870 mm). Os travões são fornecidos pela Brembo, com pinças Stylema à frente em discos de 320 mm de diâmetro e uma pinça de dois pistões com disco de 265 mm atrás, enquanto a distância ao solo é de 230 mm.
O peso da LXP Orioli Limited Edition é de 224 kg a seco e a moto é entregue com um escape de titânio homologado, concebido e desenvolvido em co-design entre a MV Agusta e a Termignoni, combinado com uma tampa de fibra de carbono e escudo térmico, capa de moto e certificado de autenticidade.