• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sábado, Dezembro 27, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

MotoGP 2024 em análise: Pedro Acosta, o rookie que não demorou a impressionar

by Redação
Dezembro 15, 2024
in Desporto
0
MotoGP 2024 em análise: Pedro Acosta, o rookie que não demorou a impressionar

Pedro Acosta, MotoGP Race, Thailand MotoGP, 27 October 2024 // Gold & Goose / Red Bull Content Pool // SI202410270271 // Usage for editorial use only //

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A pressão mediática sobre Pedro Acosta antes da época de estreia no MotoGP era alta. E ainda mais alta ficou depois da boa impressão deixada no shakedown e nos testes de inverno.

O ano não foi fácil para o espanhol da Red Bull GasGas Tech3, mas deixou claro que é um talento a ter em conta. O início foi forte: lutou pelo pódio no Qatar, mas acabou em nono depois de não ter pneu nas últimas voltas.

RelatedPosts

Aleix Espargaró coloca à venda a sua Aprilia RS-GP20 de MotoGP num leilão que promete ser bastante concorrido

Maverick Viñales confessa: “Arrependo-me de ter saído da Yamaha para a Aprilia!”

Jonathan Rea: uma carreira marcada pela qualidade dos rivais e pelo domínio no WorldSBK

Mas Acosta reagiu logo, com dois pódios seguidos em Portugal e em Austin a fazerem até questionar se poderia ser candidato ao título. No entanto, depois do segundo lugar na corrida Sprint do GP de Espanha, as coisas começaram a ficar mais difíceis – só voltaria ao pódio de uma corrida principal meses depois em Aragão.

Fase complicada, final em bom plano

O espanhol reconheceu que cometeu erros e precisa de estar mais consistentemente entre o top cinco – e, em especial no Japão, esses erros custaram-lhe possivelmente a primeira vitória. Mas também sabe que foi um ano de aprendizagem e de compreensão de como funciona o MotoGP.

Também houve uma perda de rumo ao experimentar demasiado com a moto durante os fins de semana de competição, como Acosta admitiu na fase final do ano. Quando a abordagem mudou, os resultados começaram a melhorar. O final de época incluiu pódios na Indonésia e na Tailândia e a pole position no Japão – que esteve perto de resultar em vitória na corrida Sprint e em pelo menos um pódio na corrida principal.

Contas feitas, Acosta terminou a época em sexto, como o segundo depois da Ducati… e apenas dois pontos atrás de Brad Binder, que será seu colega de equipa na Red Bull KTM em 2025.

O ponto forte

Acosta mostrou-se destemido e aguerrido na sua época de estreia. Não se intimidou por enfrentar rivais de peso como Francesco Bagnaia, Jorge Martín ou Marc Márquez, lutando de igual para igual quando foi preciso.

O ponto fraco

Sendo uma época de estreia, parece-nos que o ponto fraco da época de Acosta foi a necessidade de adaptação e os erros cometidos. Não se pode imputar uma culpa direta ao piloto, que teve de aprender uma nova moto e uma nova categoria, muito diferente de qualquer experiência que teve antes.

O melhor momento

O primeiro pódio nunca se esquece. Acosta pode ter tido alguma sorte à mistura para ser terceiro no GP de Portugal, mas concluir pela primeira vez entre o top três é um momento particularmente marcante na carreira de qualquer piloto. E esse momento prolongou-se para a ronda seguinte com um pódio conquistado em pista em Austin.

O pior momento

Apesar de ter feito a pole position, apontamos o GP do Japão como o pior momento da época de Acosta. Isto porque, nas corridas, sofreu o desgosto de ter cometido erros não provocados quando tinha tudo para fazer o seu melhor GP do ano: liderava a Sprint quando caiu e era um sólido segundo classificado até sofrer uma queda na corrida principal.

Related

Maverick Viñales confessa: “Arrependo-me de ter saído da Yamaha para a Aprilia!”

by Redação
Dezembro 27, 2025
0
Maverick Viñales confessa: “Arrependo-me de ter saído da Yamaha para a Aprilia!”

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

Jonathan Rea: uma carreira marcada pela qualidade dos rivais e pelo domínio no WorldSBK

by Redação
Dezembro 27, 2025
0
Jonathan Rea: uma carreira marcada pela qualidade dos rivais e pelo domínio no WorldSBK

No emocionante mundo das corridas de Superbike, poucos nomes ressoam com tanta intensidade como o de Jonathan Rea. A superestrela norte-irlandesa reflete sobre a sua extraordinária trajetória no...

Read moreDetails

Darryn Binder ‘aterra’ no Motoamerica

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Darryn Binder ‘aterra’ no Motoamerica

Sem lugar no mundial Moto2 no final da temporada 2025 o sul-africano Darryn Binder, irmão de Brad Binder, vai competir em 2026 no campeonato norte-americano de velocidade, o...

Read moreDetails

Brivio defende duas qualificações para o MotoGP

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Brivio defende duas qualificações para o MotoGP

Com títulos conquistados na Yamaha com Valentino Rossi e Suzuki com Joan Mir o actual líder da Trackhouse Davide Brivio defende que o MotoGP deveria adoptar um novo...

Read moreDetails

Calendários Enduro 2026 da FMP

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Calendários Enduro 2026 da FMP

Já se encontram definidos os calendários 2026 para os Campeonatos Nacionais de Enduro, Mini Enduro, Enduro Sprint e Super Enduro. Como habitualmente, o primeiro a arrancar é o...

Read moreDetails

Marc Márquez alerta para um mercado de pilotos caótico ao longo da temporada de MotoGP de 2026

by Redação
Dezembro 23, 2025
0
Marc Márquez alerta para um mercado de pilotos caótico ao longo da temporada de MotoGP de 2026

Marc Márquez incendiou a discussão em torno da temporada de MotoGP de 2026, deixando antever um cenário empolgante que vai muito além da pista. Enquanto as batalhas intensas...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.