• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Quarta-feira, Novembro 12, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

MotoGP 2024 em análise: Pedro Acosta, o rookie que não demorou a impressionar

by Carl Harrison
Dezembro 15, 2024
in Desporto
0
MotoGP 2024 em análise: Pedro Acosta, o rookie que não demorou a impressionar

Pedro Acosta, MotoGP Race, Thailand MotoGP, 27 October 2024 // Gold & Goose / Red Bull Content Pool // SI202410270271 // Usage for editorial use only //

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A pressão mediática sobre Pedro Acosta antes da época de estreia no MotoGP era alta. E ainda mais alta ficou depois da boa impressão deixada no shakedown e nos testes de inverno.

O ano não foi fácil para o espanhol da Red Bull GasGas Tech3, mas deixou claro que é um talento a ter em conta. O início foi forte: lutou pelo pódio no Qatar, mas acabou em nono depois de não ter pneu nas últimas voltas.

RelatedPosts

ZXMOTO estreiou-se na EICMA com uma gama completa de modelos

Royal Enfield Bullet 650: A «velha guarda» continua mais forte e robusta que nunca

Salgados Moto anuncia novas representações oficiais com SPIDI a XPD em destaque

Mas Acosta reagiu logo, com dois pódios seguidos em Portugal e em Austin a fazerem até questionar se poderia ser candidato ao título. No entanto, depois do segundo lugar na corrida Sprint do GP de Espanha, as coisas começaram a ficar mais difíceis – só voltaria ao pódio de uma corrida principal meses depois em Aragão.

Fase complicada, final em bom plano

O espanhol reconheceu que cometeu erros e precisa de estar mais consistentemente entre o top cinco – e, em especial no Japão, esses erros custaram-lhe possivelmente a primeira vitória. Mas também sabe que foi um ano de aprendizagem e de compreensão de como funciona o MotoGP.

Também houve uma perda de rumo ao experimentar demasiado com a moto durante os fins de semana de competição, como Acosta admitiu na fase final do ano. Quando a abordagem mudou, os resultados começaram a melhorar. O final de época incluiu pódios na Indonésia e na Tailândia e a pole position no Japão – que esteve perto de resultar em vitória na corrida Sprint e em pelo menos um pódio na corrida principal.

Contas feitas, Acosta terminou a época em sexto, como o segundo depois da Ducati… e apenas dois pontos atrás de Brad Binder, que será seu colega de equipa na Red Bull KTM em 2025.

O ponto forte

Acosta mostrou-se destemido e aguerrido na sua época de estreia. Não se intimidou por enfrentar rivais de peso como Francesco Bagnaia, Jorge Martín ou Marc Márquez, lutando de igual para igual quando foi preciso.

O ponto fraco

Sendo uma época de estreia, parece-nos que o ponto fraco da época de Acosta foi a necessidade de adaptação e os erros cometidos. Não se pode imputar uma culpa direta ao piloto, que teve de aprender uma nova moto e uma nova categoria, muito diferente de qualquer experiência que teve antes.

O melhor momento

O primeiro pódio nunca se esquece. Acosta pode ter tido alguma sorte à mistura para ser terceiro no GP de Portugal, mas concluir pela primeira vez entre o top três é um momento particularmente marcante na carreira de qualquer piloto. E esse momento prolongou-se para a ronda seguinte com um pódio conquistado em pista em Austin.

O pior momento

Apesar de ter feito a pole position, apontamos o GP do Japão como o pior momento da época de Acosta. Isto porque, nas corridas, sofreu o desgosto de ter cometido erros não provocados quando tinha tudo para fazer o seu melhor GP do ano: liderava a Sprint quando caiu e era um sólido segundo classificado até sofrer uma queda na corrida principal.

Related

Casey Stoner e Marc Márquez – Dois génios de estilos distintos, segundo Hodgson: ‘Destruiu os colegas de equipa’

by Carl Harrison
Junho 4, 2025
0
Casey Stoner e Marc Márquez – Dois génios de estilos distintos, segundo Hodgson: ‘Destruiu os colegas de equipa’

Neil Hodgson, comentador e antigo piloto, partilhou a sua visão sobre dois dos nomes mais marcantes do MotoGP: Casey Stoner e Marc Márquez. Para Hodgson, ambos conseguiram impor-se...

Read moreDetails

Moto3 – Rueda imparável ruma a Aragão com vitória na mira

by Carl Harrison
Junho 4, 2025
0
Moto3 – Rueda imparável ruma a Aragão com vitória na mira

Quinta vitória da época isola o espanhol na frente do campeonato José Antonio Rueda (Red Bull KTM Ajo) atravessa um momento de forma soberbo em Moto3. A sua...

Read moreDetails

Franco Morbidelli espera dificuldades em Aragão: ‘O asfalto é um pouco complicado, não tem aderência’

by Carl Harrison
Junho 4, 2025
0
Franco Morbidelli espera dificuldades em Aragão: ‘O asfalto é um pouco complicado, não tem aderência’

photopsp_lukasz_swiderek

Read moreDetails

‘Pontos fracos’ da RC213C estão a ser alvo da atenção de Romano Albesiano que vê desde já ‘um nível decente’

by Carl Harrison
Junho 4, 2025
0
‘Pontos fracos’ da RC213C estão a ser alvo da atenção de Romano Albesiano que vê desde já ‘um nível decente’

PhotoPSP.com

Read moreDetails

Joan Mir quer ‘dar passo’ em frente com a Honda em Aragão: ‘Podemos ver que a moto está a um nível muito melhor este ano, por isso…’

by Carl Harrison
Junho 4, 2025
0
Joan Mir quer ‘dar passo’ em frente com a Honda em Aragão: ‘Podemos ver que a moto está a um nível muito melhor este ano, por isso…’

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

Di Giannantonio quer brilhar em Aragão: ‘É uma pista muito técnica, mas este ano podemos enfrentá-la de uma forma melhor’

by Carl Harrison
Junho 4, 2025
0
Di Giannantonio quer brilhar em Aragão: ‘É uma pista muito técnica, mas este ano podemos enfrentá-la de uma forma melhor’

Fabio Di Giannantonio chega a MotorLand Aragão com confiança renovada após ter conquistado o seu primeiro pódio numa corrida Sprint com a Pertamina Enduro VR46 Racing Team em...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.