• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Dezembro 7, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

MotoGP 2024 em análise: Maverick Viñales começou por prometer muito, mas…

by Redação
Dezembro 17, 2024
in Desporto
0
MotoGP 2024 em análise: Maverick Viñales começou por prometer muito, mas…

Maverick Vinales SPA Aprilia Racing Aprilia MotoGP GP USA 2024 (Circuit COTA) 13-15.04.2024 photo: Lukasz Swiderek? www.photoPSP.com? @photopsp_lukasz_swiderek

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Três anos depois, chegou ao fim o percurso de Maverick Viñales com a Aprilia no MotoGP. E, apesar de ter sido coroada com a primeira vitória na RS-GP, acabou por ficar aquém das expectativas e pretensões.

A temporada começou bem para o espanhol. Apesar do modesto décimo lugar no Qatar, foi forte na ronda seguinte em Portimão, onde ganhou a corrida Sprint e foi afastado da possível vitória na corrida principal por problemas técnicos.

RelatedPosts

Verge TS Pro: A hyper-naked finlandesa, bem ousada e que reinventa convenções

VÍDEO – KTM já testa a moto de 850 cc para o MotoGP de 2027

O domínio de Marc Márquez no MotoGP 2025: e se ele não tivesse corrido?

Do céu de Austin à realidade

A reação foi imediata e, em Austin, Viñales dominou de forma clara: pole position, volta mais rápida, vitória na Sprint e vitória na corrida principal (foi o único piloto não Ducati a consegui-lo até ao fim do ano).

A prestação no GP das Américas deixava antever que o espanhol e a Aprilia poderiam, de facto, ser sérios concorrentes da Ducati no campeonato. Mas tal não se verificou: nas 17 rondas que se seguiram, dois quintos lugares foram os melhores resultados em corridas principais.

A RS-GP parece ter também estagnado por comparação com as demais motos, tendo lacunas insuperáveis até ao fim da época. Viñales, que entretanto viu confirmada a sua saída para a Red Bull KTM Tech3, também parece não ter reagido da melhor forma aos desempenhos aquém do esperado.

No entanto, conseguiu ser várias vezes o melhor piloto Aprilia, o que é salientado pela classificação – ficou em sétimo com mais 27 pontos do que o colega Aleix Espargaró (11.º). Fica a sensação de que seria possível fazer mais, caso tudo lhe corresse de feição como nos Estados Unidos da América.

A certo ponto da temporada, Viñales não escondeu o desalento com os problemas e com a abordagem, sentindo que era impossível fazer algo mais enquanto piloto. O desempenho com o pneu médio em particular foi uma condicionante, e depois do GP da Grã-Bretanha o #12 deixou a sua frustração evidente: ‘Parece de alguma forma que perdemos o rumo para sermos competitivos’.

O ponto forte

Quando a oportunidade esteve lá, Maverick Viñales agarrou-a com as duas mãos, e ganhou o GP das Américas sem se deixar afetar pelo inglório abandono em Portugal. Um espírito aguerrido, sem baixar os braços, que mostrou várias vezes apesar dos problemas e dificuldades.

O ponto fraco

Embora não seja imputável apenas a Viñales, a inconsistência e incapacidade de manter o ímpeto ao longo da época foi a grande lacuna em 2024. O potencial estava lá, faltou encontrar formas de o concretizar.

O melhor momento

O GP das Américas, com duas vitórias, tem de ser visto como o melhor momento da época de Viñales. Foi, também, o coroar dos esforços de cerca de três anos, e o regresso ao lugar mais alto do pódio depois de muitas adversidades.

O pior momento

Não escolhemos apenas um Grande Prémio, mas uma sequência de dois – os GP de Aragão e de San Marino, nos quais Viñales não pontuou por duas vezes seguidas. Algo que já não acontecia desde 2022, e que só se tinha passado numa outra ocasião antes.

Related

VÍDEO – KTM já testa a moto de 850 cc para o MotoGP de 2027

by Redação
Dezembro 6, 2025
0
VÍDEO – KTM já testa a moto de 850 cc para o MotoGP de 2027

A KTM prepara o futuro: primeiro olhar sobre a inovadora moto de 850 cc para o MotoGP 2027! A KTM tornou-se oficialmente o primeiro fabricante a revelar a...

Read moreDetails

O domínio de Marc Márquez no MotoGP 2025: e se ele não tivesse corrido?

by Redação
Dezembro 6, 2025
0
O domínio de Marc Márquez no MotoGP 2025: e se ele não tivesse corrido?

photopsp_lukasz_swiderek

Read moreDetails

Trial de Penela coroou Campeões Nacionais 2025

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Trial de Penela coroou Campeões Nacionais 2025

A quinta e última ronda do Campeonato Nacional de Trial 2025 teve lugar em Penela no passado dia 1 de dezembro, coroando assim os novos Campeões Nacionais e...

Read moreDetails

CF Moto quer Mundial de Superbikes em 2028

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
CF Moto quer Mundial de Superbikes em 2028

Após ter 'chocado' o mundo ao apresentar a V4 SR-RR no recente EICMA em Milão os chineses da CF Moto estão já a preparar o desenvolvimento da moto...

Read moreDetails

BMW e Honda com apenas duas motos nas SBK

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
BMW e Honda com apenas duas motos nas SBK

Com as inscrições para o mundial Superbike 2026 já encerradas salta de imediato à vista a ausência da equipa da MIE Racing e a entrada da formação de...

Read moreDetails

O MotoGP enfrenta mudança significativa com a saída do diretor comercial Dan Rossomondo

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
O MotoGP enfrenta mudança significativa com a saída do diretor comercial Dan Rossomondo

Dan Rossomondo abandona um cargo chave do MotoGP num momento em que este está a "trocar de mãos".justamente quando o campeonato ganha impulso! Dan Rossomondo, o cérebro comercial...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.