• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Terça-feira, Novembro 18, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

MotoGP 2024 em análise: Maverick Viñales começou por prometer muito, mas…

by Redação
Dezembro 17, 2024
in Desporto
0
MotoGP 2024 em análise: Maverick Viñales começou por prometer muito, mas…

Maverick Vinales SPA Aprilia Racing Aprilia MotoGP GP USA 2024 (Circuit COTA) 13-15.04.2024 photo: Lukasz Swiderek? www.photoPSP.com? @photopsp_lukasz_swiderek

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Três anos depois, chegou ao fim o percurso de Maverick Viñales com a Aprilia no MotoGP. E, apesar de ter sido coroada com a primeira vitória na RS-GP, acabou por ficar aquém das expectativas e pretensões.

A temporada começou bem para o espanhol. Apesar do modesto décimo lugar no Qatar, foi forte na ronda seguinte em Portimão, onde ganhou a corrida Sprint e foi afastado da possível vitória na corrida principal por problemas técnicos.

RelatedPosts

A primeira custom da marca: Voge apresentou a nova CU625

Kawasaki apresenta a nova KLE500: «A vida é um rali, vive-a na estrada»

Triumph no grande ecrã com Springsteen: Deliver Me From Nowhere

Do céu de Austin à realidade

A reação foi imediata e, em Austin, Viñales dominou de forma clara: pole position, volta mais rápida, vitória na Sprint e vitória na corrida principal (foi o único piloto não Ducati a consegui-lo até ao fim do ano).

A prestação no GP das Américas deixava antever que o espanhol e a Aprilia poderiam, de facto, ser sérios concorrentes da Ducati no campeonato. Mas tal não se verificou: nas 17 rondas que se seguiram, dois quintos lugares foram os melhores resultados em corridas principais.

A RS-GP parece ter também estagnado por comparação com as demais motos, tendo lacunas insuperáveis até ao fim da época. Viñales, que entretanto viu confirmada a sua saída para a Red Bull KTM Tech3, também parece não ter reagido da melhor forma aos desempenhos aquém do esperado.

No entanto, conseguiu ser várias vezes o melhor piloto Aprilia, o que é salientado pela classificação – ficou em sétimo com mais 27 pontos do que o colega Aleix Espargaró (11.º). Fica a sensação de que seria possível fazer mais, caso tudo lhe corresse de feição como nos Estados Unidos da América.

A certo ponto da temporada, Viñales não escondeu o desalento com os problemas e com a abordagem, sentindo que era impossível fazer algo mais enquanto piloto. O desempenho com o pneu médio em particular foi uma condicionante, e depois do GP da Grã-Bretanha o #12 deixou a sua frustração evidente: ‘Parece de alguma forma que perdemos o rumo para sermos competitivos’.

O ponto forte

Quando a oportunidade esteve lá, Maverick Viñales agarrou-a com as duas mãos, e ganhou o GP das Américas sem se deixar afetar pelo inglório abandono em Portugal. Um espírito aguerrido, sem baixar os braços, que mostrou várias vezes apesar dos problemas e dificuldades.

O ponto fraco

Embora não seja imputável apenas a Viñales, a inconsistência e incapacidade de manter o ímpeto ao longo da época foi a grande lacuna em 2024. O potencial estava lá, faltou encontrar formas de o concretizar.

O melhor momento

O GP das Américas, com duas vitórias, tem de ser visto como o melhor momento da época de Viñales. Foi, também, o coroar dos esforços de cerca de três anos, e o regresso ao lugar mais alto do pódio depois de muitas adversidades.

O pior momento

Não escolhemos apenas um Grande Prémio, mas uma sequência de dois – os GP de Aragão e de San Marino, nos quais Viñales não pontuou por duas vezes seguidas. Algo que já não acontecia desde 2022, e que só se tinha passado numa outra ocasião antes.

Related

Casey Stoner e Marc Márquez – Dois génios de estilos distintos, segundo Hodgson: ‘Destruiu os colegas de equipa’

by Redação
Junho 4, 2025
0
Casey Stoner e Marc Márquez – Dois génios de estilos distintos, segundo Hodgson: ‘Destruiu os colegas de equipa’

Neil Hodgson, comentador e antigo piloto, partilhou a sua visão sobre dois dos nomes mais marcantes do MotoGP: Casey Stoner e Marc Márquez. Para Hodgson, ambos conseguiram impor-se...

Read moreDetails

Moto3 – Rueda imparável ruma a Aragão com vitória na mira

by Redação
Junho 4, 2025
0
Moto3 – Rueda imparável ruma a Aragão com vitória na mira

Quinta vitória da época isola o espanhol na frente do campeonato José Antonio Rueda (Red Bull KTM Ajo) atravessa um momento de forma soberbo em Moto3. A sua...

Read moreDetails

Franco Morbidelli espera dificuldades em Aragão: ‘O asfalto é um pouco complicado, não tem aderência’

by Redação
Junho 4, 2025
0
Franco Morbidelli espera dificuldades em Aragão: ‘O asfalto é um pouco complicado, não tem aderência’

photopsp_lukasz_swiderek

Read moreDetails

‘Pontos fracos’ da RC213C estão a ser alvo da atenção de Romano Albesiano que vê desde já ‘um nível decente’

by Redação
Junho 4, 2025
0
‘Pontos fracos’ da RC213C estão a ser alvo da atenção de Romano Albesiano que vê desde já ‘um nível decente’

PhotoPSP.com

Read moreDetails

Joan Mir quer ‘dar passo’ em frente com a Honda em Aragão: ‘Podemos ver que a moto está a um nível muito melhor este ano, por isso…’

by Redação
Junho 4, 2025
0
Joan Mir quer ‘dar passo’ em frente com a Honda em Aragão: ‘Podemos ver que a moto está a um nível muito melhor este ano, por isso…’

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

Di Giannantonio quer brilhar em Aragão: ‘É uma pista muito técnica, mas este ano podemos enfrentá-la de uma forma melhor’

by Redação
Junho 4, 2025
0
Di Giannantonio quer brilhar em Aragão: ‘É uma pista muito técnica, mas este ano podemos enfrentá-la de uma forma melhor’

Fabio Di Giannantonio chega a MotorLand Aragão com confiança renovada após ter conquistado o seu primeiro pódio numa corrida Sprint com a Pertamina Enduro VR46 Racing Team em...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.