A Moto Guzzi solicitou novos direitos de marca sobre o nome Stornello nos EUA, depois de a sua anterior marca ter expirado no ano passado, dando a entender que a empresa tem planos para ressuscitar o título num novo modelo num futuro não muito distante.
Embora muitas empresas mantenham os direitos sobre nomes de modelos há muito caducados para o caso de sentirem a necessidade de os recuperar, o United States Patent and Trademark Office tem requisitos de “usar ou perder” mais rigorosos do que muitos outros países, o que faz com que o novo pedido seja um indício mais forte de que o título irá reaparecer numa moto de produção em breve. O último conjunto de direitos de marca registada nos EUA que a empresa-mãe da Moto Guzzi, a Piaggio, detinha sobre o nome Stornello foi solicitado em novembro de 2015 – na mesma altura em que foi lançada a edição limitada do modelo Moto Guzzi V7 Stornello de 2016 – e expirou em novembro de 2023.
O último modelo Stornello baseado na V7 foi um tributo à Guzzi Stornello 125 Scrambler America de 1965 a 68, que inspirou a sua pintura vermelha e branca e o sistema de escape topo de gama, mas o nome Stornello é mais antigo do que isso, remontando ao início da década de 1960, quando foi introduzido numa única 125cc orientada para a estrada. Atualmente, a Guzzi tem várias opções quando se trata de revitalizar o nome.
Uma possibilidade é que a próxima Stornello siga o exemplo da última. A V7 ainda está na gama da Moto Guzzi, embora tenha sido muito aperfeiçoada na última década, pelo que uma nova Stornello scrambler baseada na V7 seria relativamente fácil de conceber. Em alternativa, a V85 TT – que não fazia parte da gama Guzzi em 2015, quando a última Stornello foi lançada – já tem alguma capacidade todo-o-terreno e poderia facilmente ser transformada numa máquina de estilo mais retro, com o objetivo de concorrer com a Scrambler 900 da Triumph.
Outra possibilidade é que a Moto Guzzi não se inspire na Stornello Scrambler dos anos 60, mas sim numa máquina mais antiga, orientada para a via pública. No início deste ano, os pilotos de testes da Piaggio foram detectados num pequeno protótipo de motor bicilíndrico da Aprilia RS 457, mas que estava envolvido num quadro e num estilo que pareciam fazer parte da gama Moto Guzzi. Uma pequena Moto Guzzi de entrada de gama era precisamente o que a Stornello original era, por isso, se a Guzzi avançar com uma nova 450, poderá ser um título adequado para esse modelo.