Não foi há muito tempo que os campeonatos de desportos motorizados eléctricos eram vistos como pouco mais do que classes de desenvolvimento para veículos eléctricos. Tinham muito poucos espectadores e não tinham o entretenimento visionário dos seus homólogos de combustão.
Mas essa perceção mudou rapidamente quando a Stark Varg apareceu e arrancou com tanta força que a FIM alterou as regras do Campeonato do Mundo de SuperEnduro – menos de um dia antes da sua entrada em competição.
Finalmente, tivemos a oportunidade de ver uma moto eléctrica misturar-se com as melhores motos de combustão e os melhores pilotos da sua classe num evento da FIM. No fim de semana passado, algumas motos de trial GasGas eléctricas e uma Yamaha eléctrica competiram no evento Trial GP Trial2 da FIM no Japão.
E os resultados foram dignos de registo.
Pela primeira vez, um veículo elétrico venceu um veículo com motor de combustão interna (ICE) num evento de Trial GP Trial2 da FIM. Ao volante de uma GasGas TXE elétrico, Sondre Haga venceu o primeiro dia do evento.
Haga, um antigo Campeão do Mundo de Trial2 da FIM e atual piloto da GasGas Factory Racing, acabou por terminar em 5º lugar após os dois dias de evento. Apenas dois pontos separaram os pilotos do 5º para o 2º lugar, o que representa um salto monumental para as motos eléctricas nesta classe e consolida o facto de poderem competir com as máquinas ICE, o que não acontecia há muito tempo.
Os fãs puderam ver pela primeira vez como as motos de trial eléctricas se comportaram em relação à concorrência em fevereiro, quando Haga competiu com uma GasGas TXE no Campeonato Espanhol de Trial. Mas a principal razão para competir era “recolher dados”, de acordo com a GasGas, e a moto terminou fora do top 10.
Bem, com base nos últimos resultados, parece que a GasGas recolheu dados suficientes para competir com os melhores do sector.
Até há pouco tempo, as motos de trial eléctricas competiam numa classe separada das motos ICE, conhecida como FIM Trial E World Championship. A GasGas venceu o campeonato quatro vezes entre 2017 e 2021 com a TXE. Mas agora parece que o TXE tem as qualidades necessárias para ser um concorrente regular no Campeonato Mundial de GP de teste da FIM.
A questão é: em que série veremos os veículos eléctricos entrar e competir com as melhores máquinas ICE a seguir? Ou talvez a verdadeira questão seja: quando é que a FIM vai deixar a Stark Varg da Stark Future competir?