Talvez conheça a marca automóvel francesa Renault e a sua ampla seleção de automóveis compactos. E embora a marca seja de facto um nome bem conhecido no mundo automóvel, está apenas a começar a expandir-se para o sector da mobilidade.
No recém-concluído Salão Internacional do Automóvel de Genebra (GIMS), a Renault revelou alguns conceitos interessantes que chamariam a atenção dos entusiastas dos desportos motorizados.
Para tornar as coisas ainda mais interessantes, a Renault associou-se a cinco startups francesas para criar cinco produtos de mobilidade eléctrica únicos. Todo o projeto foi denominado “5 Movimentos”, que engloba a mobilidade em todos os tipos de terreno – água, neve, asfalto e todo-o-terreno. Vamos falar sobre a que nos despertou maior curiosidade, a Moonbike.
A Renault associou-se a Nicolas Muron, Diretor-Geral e fundador da MoonBikes, para a Moonbike com o mesmo nome. Trata-se, portanto, de pouco mais do que um “rebadge”.
No entanto, a Moonbike não é uma bicicleta, mas sim uma moto de neve compacta, apropriadamente designada por scooter de neve.
Com uma cremalheira tipo lagarta atrás e um esqui à frente, a Moonbike consegue fazer um trabalho rápido na neve lamacenta, atingindo uma velocidade máxima de 40 km/h. Graças ao seu design sem correias e correntes, a Moonbike requer pouca manutenção, o que a torna numa opção fiável para a mobilidade no inverno.
O amigo do editor executivo Jonathon Klein, Jake Richmond, já testou a Moonbike antes, embora não tenha sido muito efusivo, dizendo: “Diverti-me, não me interpretem mal. Se custasse 2.500 dólares, seria uma boa opção. Se custasse 2.500 dólares, comprava uma. Mas a $10.000 depois de impostos para a bateria padrão, porque não comprar uma Sur-Ron com kit de trenó ou um Ski-Doo 2024 de gama baixa?”