Quer se olhe para a Honda Monkey original de 1961, ou para o sucesso da Grom na última década, há muito que existe uma procura de motos de duas rodas acessíveis que fazem da diversão a sua principal prioridade. Agora, os fabricantes chineses estão a perceber e, na sequência do estilo retro da CFMOTO Papio CL e SS, os seus concorrentes da Zongshen estão a preparar as suas próprias versões da ideia.
A empresa apresentou documentos de homologação chineses para um par de modelos de 149 cc com refrigeração a ar, cada um com o nome ZS150 e a marca “Zonsen” – um nome que a Zongshen está a utilizar nas suas motos, uma vez que estas são cada vez mais oferecidas fora da China. No entanto, há uma ilustração proeminente de um panda no emblema do depósito de cada moto, o que sugere que poderão receber um título mais apelativo quando forem lançadas no mercado.
Os documentos de homologação incluem todas as principais especificações dos dois modelos. Tal como a CFMOTO Papio CL e SS, uma é uma máquina de estilo trail enquanto a outra é uma caricatura de uma desportiva retro, mas por baixo da carenagem são idênticas. Os seus motores monocilíndricos têm um diâmetro de 57 mm, igual ao da Papio, mas enquanto a CFMOTO tem um curso de 49,4 mm, as motos Zongshen têm um curso de cerca de 58,4 mm para atingir uma capacidade total de 149 cc. Os 13 cc extra sobre as máquinas CFMOTO de 126 cc ajudam as Zongshens a atingir um pico de 10,5 cv, uma fração a mais do que os 9,4 cv da Papio.
No entanto, são um pouco mais pesadas do que as máquinas CFMOTO, com o modelo de estilo trail a pesar 264 libras e a versão de corrida a pesar 121.1 kg. Em comparação, os dois modelos Papio pesam 113.8 kg cada um, prontos a circular. Tal como as CFMOTO, as Zongshen ZS150 utilizam rodas de 12 polegadas com pneus 120/70 à frente e 130/70 atrás. A suspensão é composta por forquilhas invertidas à frente e mono amortecedores atrás, mais uma vez em linha com as CFMOTO, e os travões têm discos em cada extremidade, com ABS de série.
Ambas as motos são ilustradas com alguns extras opcionais, incluindo jantes de disco fechadas como alternativa às jantes de liga, enquanto a versão trail também é apresentada com uma escolha de acabamentos na traseira, com um quadro de números estilo “flat-track” ou uma barra de proteção de aspeto mais robusto. É evidente que as motos estão prontas para um lançamento iminente, embora seja provável que haja um atraso entre a chegada ao mercado na China e quaisquer planos de exportação para outros mercados.
Fonte:https://www.cycleworld.com/motorcycle-news/zongshen-zs150-minibikes-near-production/