Na semana passada, a Ducati apresentou a nova Panigale V4 (e também a versão V4 S) para 2025. Este é o produto de um trabalho de desenvolvimento que começou há alguns anos, tendo diversas inovações para uma superbike disponível no mercado e legal para uso em estrada.
É uma real evolução do modelo mais desportivo e próximo ao das motos de competição do construtor de Borgo Panigale, e parte do trabalho de desenvolvimento passou pelo piloto de testes Michele Pirro. Em entrevista ao site GPOne.com, o italiano falou assim da nova moto:
– A primeira vez que testei a nova Panigale V4 foi há dois anos em Mugello. Lembro-me desse dia porque havia tanta curiosidade. Como todos viram, a nova Ducati representa um ponto de viragem para a nossa empresa, e pessoalmente estou contente com o que fizemos e com o produto que trouxemos para a pista. Na Race of Champions, a moto mostrou alto desempenho sem ter quaisquer problemas.
Para Pirro não restam dúvidas de que há melhorias claras face à anterior versão da Panigale V4: ‘Penso que é uma moto mais fácil e melhorada. A travagem é, de facto, diferente, também por causa da travagem combinada, assim como o assento e o caráter da moto em si. Pessoalmente, sou da opinião que chegámos ao ponto em que estamos a falar de uma moto de MotoGP de estrada’.
E o piloto comparou a Panigale V4 agora lançada com uma moto de MotoGP: ‘Diria com a GP15. O valor da mudança creio que seja o mesmo. Com a GP15, a Ducati deu a volta ao projeto de MotoGP, escrevendo uma nova estória numa folha de papel em branco. Com esta Panigale V4, estamos a escrever uma revolução parecida à que fizemos há nove anos’.