Os Sidecars sempre foram interessantes, uma vez que se situam numa categoria própria no domínio dos desportos motorizados. São ideais para a exploração solitária, bem como para viagens com amigos ou família, e obrigam-nos a adotar uma abordagem mais relaxada e descontraída no que diz respeito ao ar livre.
E a Mash Motors acaba de lançar o B-Side na Alemanha, procurando apresentar-se como um aventureiro bastante emocionante.
A Mash tem uma grande seleção de sidecars inspirados na Ural, e o B-Side é um dos mais potentes da sua gama. Com um motor bicilíndrico de 494 cc com 54 cv, tem potência mais do que suficiente para percorrer terrenos irregulares, areia e talvez até neve. Além disso, o seu depósito de 18 litros promete uma grande autonomia, reforçando a sua confiança para explorar mais longe da estrada.
Sidecars como a Mash B-Side têm este carácter bruto e não refinado que faz com que se destaquem. São também incrivelmente versáteis, uma vez que podem ser utilizadas tanto para fins utilitários como recreativos. Por exemplo, nas Filipinas, os sidecars são uma ocorrência quotidiana para o viajante médio. Em vez de táxis, as cidades estão repletas de triciclos à espera que os passageiros entrem para dar uma volta. São uma forma barata, acessível e rápida de ir do ponto A ao B dentro dos limites da cidade.
Para isso, com um preço de 11.999 euros, ou cerca de 12.980 dólares, é uma perspetiva interessante para o motociclista aventureiro cujos desejos não podem ser satisfeitos por uma moto ADV normal.
No lado recreativo das coisas, os sidecars – especialmente os com capacidade para todo-o-terreno, como o Mash B-Side – oferecem aos exploradores e aventureiros uma plataforma sólida para as suas excursões.
No panorama geral, os sidecars são bastante raros e apenas alguns fabricantes ainda produzem estas máquinas. Talvez a tecnologia tenha evoluído ao ponto de um UTV ou ATV ser uma alternativa mais prática e capaz a um sidecar. Mas marcas como a Ural e a Mash provam que as pessoas ainda querem sidecars robustos, mas descontraídos, com bastante poder de tração. Afinal de contas, muitas pessoas praticam desportos motorizados simplesmente pelo prazer de o fazer. E, por vezes, a tecnologia nem sequer faz parte do cenário.