Há uma atmosfera de novidade e descontração na Baviera. O novo patrão da BMW, Markus Flasch, está a desafiar os fãs através do seu perfil no Instagram: a 9 de abril, publicou uma fotografia algo ” atrevida” em que espreita por baixo de uma lona uma nova moto a caminho. O seu comentário é simplesmente “algo grande está a chegar”.
A fotografia terá sido tirada na oficina de protótipos da BMW Motorrad em Munique. O que podemos ver por baixo da lona é apenas uma roda traseira muito larga e um braço oscilante aparentemente novo em alumínio , mas que parece ter alguns pontos em comum com o da R 18, a começar pelo eixo de transmissão visível. O detalhe da roda mostra-nos um pneu baixo e desportivo, e a utilização da hashtag #Dreambike pelo número um da BMW permite-nos imaginar que se trata, pelo menos por enquanto, de um protótipo. Poderá ser o mesmo protótipo que Flasch anunciou recentemente numa entrevista aos seus colegas alemães da Motorrad. Na mesma entrevista, comentou os resultados de vendas da R 18 e a decisão muito corajosa de realizar um projeto como este, revelando um desejo de o reforçar, enfatizando precisamente aqueles que são os seus pontos fortes. O grande boxer de 1.800 cc será utilizado, disse ele, numa moto mais tipicamente BMW e, na mesma ocasião, deixou escapar que a data planeada seria o Concorso d’Eleganza em Villa d’Este, no Lago Como. Portanto, não se trata de uma nova R 18 ou de um modelo para substituir o que já existe na gama, mas parece ser mais uma nova experiência com a mesma base técnica.
Poucas horas depois do post social de Flasch, surgiu um comunicado de imprensa da BMW precisamente sobre o Concorso d’Eleganza 2024. Os automóveis são obviamente mencionados, mas a certa altura é também mencionada a estreia mundial de “Rock’n’Roll sobre duas rodas”. A hipótese é, portanto, que se trata de uma moto de sonho, ou melhor, de uma moto de exposição, um estudo concetual que combina o estilo clássico da grande boxer R 18 com algo mais agressivo, provavelmente um roadster.
Recorde-se também que em 2020, quando a primeira R 18 foi apresentada, a BMW utilizou precisamente o mote “Rock’n’Roll” e que no ecrã da moto estão precisamente os modos “Rock” e “Roll”. Podemos, por isso, esperar algo mais próximo, pelo menos em estilo, da família R nineT. Claro que estamos a falar de um motor boxer de dois cilindros de 1.802 metros cúbicos com 158 Nm às 3.000 rpm e 91 cv (67 kW) às 4.750 rpm. O Big Boxer já está homologado para Euro 5 e poderia ser adotado para o novo modelo com pouco esforço técnico ou formal. O trabalho poderia ser feito simplesmente para elevar a potência até ao número redondo de 100 cv, mas mecanicamente não esperamos quaisquer alterações.
De qualquer forma, não vamos esperar muito tempo para saber mais, porque o Concours d’Elegance está marcado para 24 de maio e é garantido que a moto que a BMW vai trazer será a que Flasch nos apresentou.