By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Accept
MotociclismoMotociclismoMotociclismo
Aa
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Peças e Acessórios
  • Revista Motociclismo
Aa
MotociclismoMotociclismo
Search
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Peças e Acessórios
  • Revista Motociclismo
Have an existing account? Sign In
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Motociclismo > Artigos > Destaque Desporto > Marc Márquez e Gresini: poderá o «casamento» concretizar-se e passar dos rumores?
Destaque Desporto

Marc Márquez e Gresini: poderá o «casamento» concretizar-se e passar dos rumores?

Redação
Last updated: 2023/09/08 at 5:43 PM
By Redação 5 Min Read
Share
Fonte:/ Gold & Goose / Red Bull Content Pool
SHARE

Antes do GP de San Marino de MotoGP, esta quinta-feira os rumores do paddock deram conta de uma surpreendente mudança de Marc Márquez para a Gresini – acompanhado dos patrocinadores Red Bull e Repsol. Mas terá o assunto da especulação possibilidades de se tornar uma realidade confirmada? Analisamos aqui alguns pontos desta possível «bomba» do mercado de pilotos.

  1. Contrato de Marc Márquez
    Márquez tem contrato com a Honda até ao fim de 2024. Por isso mesmo, a sua saída da equipa atual implica uma rescisão contratual – seja ou não por mútuo consentimento. O piloto rejeita a especulação, mas o vínculo atual não seria dos maiores impedimentos a uma mudança. Quebras contratuais – a bem ou a mal – já aconteceram por mais do que uma vez no passado, portanto este não é um muro intransponível. E a Honda já deixou a porta de saída aberta a Márquez.
  2. Repsol
    Um dos maiores obstáculos à concretização dos rumores de ontem pode estar na Repsol. A petrolífera está há décadas ligadas à Honda e o contrato é até ao fim do próximo ano. Rescisões com patrocinadores são processos mais complicados do que rescisões com pilotos. Não podemos, porém, saber se o contrato entre Repsol e Honda é de exclusividade: outras empresas patrocinam mais do que uma equipa, mesmo sem serem patrocinadoras principais de todas elas. Por outro lado, a Ducati fornece as motos da Gresini e trabalha com a rival da Repsol – a Shell. Pode esta parceria inviabilizar uma eventual associação da Repsol com a Gresini ou um dos seus pilotos? É uma pergunta para a qual não há resposta neste momento. A Gresini tem como um dos seus patrocinadores a também petrolífera Federal Oil, mas não tem, de perto nem de longe, a dimensão da Repsol ou da Shell.
  3. Red Bull
    A Red Bull também está ligada à Honda, mas não só não é patrocinadora principal, como também patrocina outros pilotos e equipas atualmente. É, inclusive, patrocinadora principal da KTM. Por isso, não nos parece que existisse algum entrave com a mudança desta marca para a Gresini junto com Márquez – que é um dos pilotos que patrocina diretamente.
  4. De equipa de fábrica para equipa satélite
    Desde que em 2013 chegou ao MotoGP, Márquez sempre esteve na equipa de fábrica da Honda com o material mais recente. Na Gresini teria de se resignar com uma equipa satélite e uma moto menos atualizada – a Ducati só tem condições de disponibilizar motos de fábrica a uma equipa satélite e essa é a Pramac. Não será o contexto mais apetecível para um piloto que pretende regressar o quanto antes à luta pelos títulos. A Pramac continua a ter uma vaga oficialmente em aberto, que poderia ser mais lógica para Márquez. No entanto, Franco Morbidelli é apontado como o favorito à moto.
  5. Interesse da Ducati
    Embora a Ducati não possa influenciar totalmente as decisões das suas equipas satélite quanto a pilotos, já disse por mais do que uma vez que um piloto como Márquez não encaixa no seu projeto e filosofia. A ideia é dar oportunidades aos mais jovens e desenvolvê-los, numa estratégia que tem dado frutos com pilotos como Enea Bastianini, Francesco Bagnaia, Jorge Martín ou Marco Bezzecchi.
  6. Gresini
    Se Márquez levasse consigo a Red Bull e a Repsol, pagar um ordenado alto poderia não ser um obstáculo incontornável para a Gresini. De facto, a chegada do #93 e de patrocinadores desse calibre seria uma mais-valia para a equipa fundada por Fausto Gresini – que teria muito a ganhar em exposição mediática e em encaixes financeiros.
  7. Outros candidatos
    Caso exista vontade e disponibilidade da Gresini para contratar Márquez, a questão dos outros potenciais candidatos ao lugar seria secundária: mesmo com Franco Morbidelli disponível, atualmente há poucos ou nenhuns pilotos que estejam livres e que sejam mais apetecíveis do que Márquez. Um desses poderia ser Jack Miller, cujo futuro na KTM poderá estar em dúvida com a necessidade de encontrar espaço para Pedro Acosta. O australiano tem contrato, mas não significa que não possa existir uma rescisão – até porque os resultados têm estado aquém das expectativas.

Related

You Might Also Like

Abandono de Francesco Bagnaia deixa Mundial de MotoGP totalmente em aberto a sete rondas do fim

‘O Bagnaia vai passar a semana a pensar no seu erro, mas no Japão vai ser muito rápido’ – Álvaro Bautista

‘Foi algo que pedi muitas, muitas vezes’ – Maverick Vinales

Honestamente esperava um pouco mais’- Joan Mir

Yamaha MT-03 e R3 apresentadas na exposição BIC na Índia

TAGGED: 2023, Ducati, Honda, MotoGP, Noticias
Redação Setembro 8, 2023 Setembro 8, 2023
Share This Article
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As Noticias mais vistas

Destaque Comércio

Nova Royal Enfield Himalayan – novas fotografias do modelo preparado para produção

By Miguel Fragoso 4 Min Read

Quais são as novidades da Aprilia previstas para 7 de setembro?

By Miguel Fragoso
Desporto

Jack Miller e a nova configuração: ‘Não tínhamos nada a perder e ele recuperou as sensações’ – Francesco Guidotti

By Redação 1 Min Read
Desporto

Abandono de Francesco Bagnaia deixa Mundial de MotoGP totalmente em aberto a sete rondas do fim

Adivinham-se emoções fortes para a fase final da temporada do Mundial de MotoGP. A luta pelo…

By Redação
Destaque Comércio

Zongshen – depois da Crossover vem a Scambler 650?

Sobre a animação do mercado chinês e a "biodiversidade" de propostas vindas do Oriente, penso que…

By Miguel Fragoso
Destaque Comércio

Suzuki GSX-8S Kevin Schwantz Edition – a lenda do nº 34 numa edição limitada

Poucos pilotos deixaram as corridas com um prestígio tão grande e com um afeto tão generalizado,…

By Miguel Fragoso
Destaque Comércio

Aprilia Tuareg – os testes continuam antes do Rally Transanatolia

Voltemos a falar do projeto denominado "Back to Africa" e destinado a trazer a marca Aprilia…

By Miguel Fragoso
Peças e Acessórios

Wunderlich – Almofadas de proteção do depósito para a Ducati Multistrada V4 e V4 S

As protecções Itre protegem contra riscos, danos e abrasões em todos os pontos onde normalmente se…

By Miguel Fragoso
Motociclismo

Todas as novidades do Mundo das Motos, com a actualidade diária, Ensaios & Comparativos, Equipamentos, Peças e Acessórios e o único programa de televisão sobre Motos na Europa.

Todos os direitos Reservados – Motociclismo

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?